Os impactos econômico-financeiros da Covid-19 no mercado brasileiro de fundos de investimento imobiliário
Abstract
Este estudo se dedica a tratar em que medida a pandemia do Covid 19 impactou a indústria de Fundos Imobiliários no Brasil. Foram realizadas duas análises, uma primeira macro, buscando comparar indicadores econômicos nacionais e suas respectivas variações ao longo do tempo com a indústria de Fundos Imobiliários e uma segunda micro, que analisou a variação de performance, através do valor da cota, e distribuição de rendimentos, através dos dividendos dos principais fundos para os diferentes tipos de fundos imobiliários.
Os resultados da primeira análise, macro, evidenciam que a pandemia trouxe impactos relevantes no número de investidores pessoa física na indústria, fator este correlacionado com a baixa na Selic1. Em termos de rentabilidade, apesar de o indicador IFIX2 ter atingido valores historicamente elevados no fim de 2019, em 2020 logo no início da pandemia, o mesmo apresentou uma grande queda, refletindo o impacto da crise na indústria de FIIs.
Por sua vez, a análise micro evidenciou o impacto negativo que a pandemia trouxe ao mercado de fundos, possível observar a partir de grandes quedas apresentadas pelos principais fundos durante o estresse inicial e, posteriormente, possível também observar uma melhoria dos indicadores analisados, mas nenhum fundo conseguiu alcançar os valores pré pandêmicos.
Foi possível observar os impactos negativos que a pandemia apresentou em seu decorrer, indo além, somente um trabalho futuro poderá analisar e concluir se a pandemia foi, exclusivamente, o principal fator a influenciar a performance dos fundos e, portanto, da indústria.