Utilização de dados de pesagem para avaliação e dimensionamento de pavimentos asfálticos
Abstract
Neste trabalho foram avaliados os dados de pesagem de uma rodovia do Estado de São Paulo em anos anteriores e posteriores à mudança da legislação referente a tolerância da Carga Máxima Legal (CML) de veículos pesados, a Resolução CONTRAN N° 489 de 05 de junho de 2014. Com a análise desses dados, tornou-se prioridade a realização de um comparativo entre os resultados encontrados antes e depois de 2014 para avaliar se a alteração na lei citada acima apresentou margem para um desgaste excessivo inesperado do pavimento. O pavimento foi então redimensionado para atender à demanda atual da rodovia através do método do DNIT e compará-lo ao dimensionamento que seria adequado ao tráfego corrente antes da alteração da lei, considerando que a rodovia em estudo é existente e, portanto, alterando apenas a espessura da camada de revestimento. Os dados utilizados no trabalho são de uma balança seletiva, onde todos os veículos comerciais circulantes na rodovia no período em estudo tinham obrigação de passar pelo processo de pesagem, exceto em situações em que a balança estava inoperante ou os veículos comerciais eram responsáveis pelo transporte de líquidos. Esses dados foram coletados e documentados pelo órgão responsável pela fiscalização da rodovia em planilhas, apresentando documentos seccionados mensalmente com passagens diárias, contendo: data da pesagem; hora da pesagem com precisão de minutos; classificação do veículo segundo o DNIT; tipo de eixo; peso bruto total aferido; se o veículo foi autuado ou não devido a excedência da tolerância na carga máxima legal. Foi encontrada uma taxa de crescimento de tráfego similar para os anos anteriores e posteriores à alteração da lei da balança de 2014, porém um crescimento no tráfego de veículos com sobrepeso no período em análise após a Resolução CONTRAN N° 489. Devido ao aumento de tráfego com sobrepeso, estimou-se também uma redução no tempo de vida útil do pavimento da rodovia em estudo. O resultado encontrado através dos dimensionamentos para os dados de tráfego de 2013 e 2015 foi uma necessidade de acréscimo de 1 centímetro na espessura do revestimento.