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    Previsão de demanda da empresa Esquadrifazio

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    PMN15.pdf (42.22Mb)
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Trabalho de conclusão de curso
    Date
    2023
    Author
    Padula, Flavia Capeletti
    Carbone, Elizabelle Domingues
    Souza, Marcella de Fazio
    Reis Filho, Ronaldo Marques dos
    Metadata
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    Abstract
    Segundo o estudo da Fundação Getúlio Vargas, concluiu-se que em 2011, no Brasil, as Micro e Pequenas Empresas representavam 27% na participação do PIB nacional. Todavia, a pesquisa “Sobrevivência das Empresas 2020”, realizada pelo Sebrae Nacional, apontou que essas empresas apresentam um índice de mortalidade próximo de 25%, com menos de dois anos de existência, e esse percentual pode aumentar até 50% nas empresas com menos de quatro anos. Um dos principais fatores para tão elevado índice é a falta de uma previsão de demanda assertiva que, na empresa estudada no presente trabalho, tem impacto direto nos atrasos de entrega e cancelamento de pedidos por falta de estoque de matéria prima, impactando diretamente nos resultados financeiros e nível de serviço percebido pelo mercado. A Esquadrifazio é considerada uma empresa de Pequeno porte localizada em São Paulo/SP, que atualmente substitui um sistema adequado de previsão de demanda por previsões qualitativas dos gestores, apresentando alguns resultados negativos na nova plataforma do e-commerce. Por meio de um estudo realizado com a curva ABC, foram as duas principais categorias e os 20 produtos que representavam 70% do volume de vendas do e-commerce e para cada produto foram aplicados 8 modelos de previsão a fim de encontrar o que apresentava menor erro, sendo que o modelo por Suavização Exponencial com alpha 0,1 se mostrou o mais aderente para 19 deles. Após realizado o estudo, o resultado da previsão foi apresentado para o proprietário da empresa, o Sr. Sandro, que validou os resultados e expressou que o estudo ajudou a priorizar esforços empregados na gestão de cada produto e interesse em incorporar os modelos nos mecanismos de previsão.
     
    According to the Getúlio Vargas Foundation study, it was concluded that in 2011, in Brazil, Micro and Small Companies represented 27% of the national GDP. However, the “Company Survival 2020” survey, carried out by Sebrae Nacional, showed that these companies have a mortality rate close to 25%, with less than two years of existence, and this percentage can increase up to 50% in companies with less four years. One of the main factors for such a high rate is the lack of an assertive demand forecast which, in the company studied in this work, has a direct impact on delivery delays and order cancellations due to lack of raw material stock, directly impacting financial results. and level of service perceived by the market. Esquadrifazio is considered a small company located in São Paulo/SP, which currently replaces an adequate demand forecasting system with qualitative forecasts from managers, presenting some negative results on the new e-commerce platform. Through a study carried out with the ABC curve, the two main categories and 20 products represented 70% of the e-commerce sales volume and for each product, 8 forecast models were applied to find the one with the lowest error, and the Exponential Smoothing model with alpha 0.1 proved to be the most compliant for 19 of them. After carrying out the study, the result of the forecast was presented to the company owner, Mr. Sandro, who validated the results and expressed that the study helped to prioritize efforts used in the management of each product and interest in incorporating the models into the mechanisms of forecast.
     
    1. Aluminum frames
    2. Microbusiness
    3. Forecasting
    4. Esquadrias de alumínio
    5. Microempresa
    6. Previsão de demanda
    URI
    https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/521
    Collections
    • Trabalhos de graduação

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