Sistema de melhoria de controle do estoque de matéria-prima para uma empresa de cosméticos
Abstract
The personal hygiene, perfumery, and cosmetics sector in Brazil generates over 5 million job opportunities per year and experienced a growth of 8.5% between January and September 2022 compared to the previous year in the same period. This study analyzes the problem of demand disruption caused by the lack of raw materials, resulting in customer shortages in their own stores. In 2022, there were 130 product shortages, meaning that the products were not available in the right time or right proportion. As a solution to this problem, a criticality separation was made, using the ABC curve, of the raw materials used as so to study them individually, proposing a new inventory management model capable of supporting demand and preventing product shortages. By applying the developed model to the company's historical sales data, it is possible to validate the study methodology and propagate it for use in other raw materials. By adopting the proposed management system, it is expected that the company will be able to meet demand, strengthening its relationship with customers whose go to the physicals stores. O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no Brasil gera mais de 5 milhões de oportunidades de emprego por ano e apresentou um crescimento de 8,5% entre janeiro e setembro de 2022 comparado ao ano anterior no mesmo período. Esse trabalho analisa o problema de ruptura no abastecimento de pedidos causada pela falta de matéria-prima nos estoques, ocasionando o desabastecimento das lojas próprias de uma empresa fabricante de cosméticos. Durante o ano de 2022, ocorreram 130 rupturas de produtos, ou seja, o produto não estava disponível nem no tempo ou na quantidade necessária nas lojas. Como solução para o problema apresentado, fez-se uma separação por criticidade, utilizando curva ABC, dos insumos utilizados de modo a estudá-los individualmente, propondo um novo modelo de controle de estoque capaz de suportar a demanda e impedir a ruptura de produtos. Aplicando o modelo desenvolvido sobre a base histórica de vendas da empresa, é possível validar a metodologia do estudo e propagar para a utilização nos demais insumos. Ao adotar o sistema de controle proposto, é esperado que a empresa consiga atender a demanda, fortalecendo a relação com os consumidores que buscam seus produtos em suas lojas próprias.