Analytics voltado ao consumo de produtos varejo com uso de inteligência artificial aplicada
Abstract
The organization and display of products on shelves is a common method used by markets, stores, pharmacies, and various other sectors. However, the arrangement of these items requires constant updates that can impact product sales, which in turn affects inventory control and business management. This arrangement is still mostly done manually, requiring employees to pay attention to the behavior and interests of their customers to update the layout. The reason why this process is carried out by employees is due to the lack of automated solutions that provide qualitative analysis of customer interests and product sales performance in the store. Knowing this, the objective of this work is to perform a proof of concept (POC) of a solution that applies neural network concepts as core for artificial intelligences, providing a heat map of monitored shelves and other qualitative customer data to support human decision-making regarding product placement. A organização e exibição de produtos em prateleiras é um método comum de organização usado por mercados, lojas, farmácias e vários outros setores, a disposição destes itens, no entanto exige constante atualização que podem impactar nas vendas dos produtos que por sua vez impactam no controle de estoque e gestão do comércio. Essa disposição ainda é realizada, em sua grande maioria, de modo completamente manual exigindo atenção dos funcionários dos estabelecimentos ao comportamento e interesses de seus clientes para realizar a atualização do layout. Parte do motivo do processo ser realizados nas impressões dos funcionários é referente a existências de pouquíssimas soluções automatizadas que oferecem uma análise qualitativa sobre o interesse dos clientes bem como o desempenho de
vendas dos produtos da loja. Sabendo disso este trabalho tem como objetivo a realização da prova de conceito de uma solução que aplica os conceitos de redes neurais para a construção de inteligências artificiais com o fornecimento de um mapa de calor sobre as prateleiras monitoradas e demais dados qualitativos sobre os clientes para apoiar na decisão humana sobre a disposição dos produtos.