Incorporação do resíduo do refino do OLUC para produção de mistura asfáltica reciclada com alto teor de material fresado (RAP)
Abstract
The escalating environmental concerns worldwide have spurred studies aimed at sustainable development and the mitigation of pollutant emissions. This thesis focuses on increasing the reuse of recyclable materials, specifically addressing two environmentally detrimental residues incorporated into a recycled asphalt mixture. The first residue is Reclaimed Asphalt Pavement (RAP), obtained from the milling of an existing pavement. The second is Residue from the rerefining of Used or Contaminated Lubricating Oil (RROLUC), originating from automotive oil changes, serving as a rejuvenating agent for the binder in RAP within the recycled asphalt
mixture. The composition comprises 50% RAP and 50% virgin material, with varying
proportions of binder CAP 30/45 and RROLUC: 4.9% + 0%, 4.9% + 15%, 4.9% + 20%, 4.9%+ 25%, 3.9% + 25%, 3.4% + 25%. The first proportion refers to the amount of CAP 30/45 binder relative to the total mass, and the second proportion refers to the quantity of binder present in the RAP within the asphalt mixture. This study explores the impact of these elements on mechanical properties, including tensile strength, resilience modulus, and damage due to induced moisture. The test results conclude that RROLUC adversely affected the mixture, showing a reduction exceeding 50% for all mechanical properties. Therefore, the addition of RROLUC to the recycled asphalt mixture did not achieve the primary goal of presenting mechanical properties like those of a mixture without this oil component. A crescente preocupação com o meio ambiente tem impulsionado estudos que visam o desenvolvimento sustentável e a redução das emissões de poluentes. Com o intuito de aumentar a reutilização de materiais recicláveis, o presente trabalho de conclusão de curso tem como finalidade a utilização de dois resíduos que prejudicam o meio ambiente quando descartados inadequadamente em uma mistura asfáltica reciclada. O primeiro resíduo se refere ao RAP (Reclaimed Asphalt Pavement), advindo da fresagem de um pavimento existente, enquanto o segundo é o resíduo do rerrefino do óleo lubrificante usado ou contaminado (RROLUC), proveniente da troca de óleo de automóveis. Este elemento possui a função de agente rejuvenescedor do ligante presente ao RAP. A mistura é composta por 50% de material fresado e outros 50% de material virgem, além de diferentes teores de ligante CAP 30/45 e RROLUC, variando entre 4,9% + 0%, 4,9% + 15%, 4,9% + 20%, 4,9% + 25%, 3,9% + 25%, 3,4% + 25%, sendo o primeiro teor referente à quantidade de ligante CAP 30/45 em relação à massa total e o segundo teor referente à quantidade de ligante presente no RAP dentro desta mistura asfáltica, podendo ser possível analisar como que estes novos elementos impactam para o resultado de propriedades mecânicas para os casos de resistência a tração, módulo de resiliência e dano por umidade induzida. A conclusão dos ensaios foi que o RROLUC afetou negativamente a mistura, visto que, para todos as propriedades mecânicas, houve uma redução acima de 50%. Portanto,
a adição de RROLUC à mistura asfáltica reciclada não alcançou o objetivo primário do estudo de apresentar propriedades mecânicas semelhantes a uma mistura asfáltica com a ausência deste óleo.