Pavimentos permeáveis: estudo de caso de dimensionamento de pavimento reservatório nos estacionamentos do campus do IMT
Abstract
This course completion work addresses the impact of implementing permeable pavements on reducing surface runoff and flooding in an academic institution located in the Metropolitan Region of São Paulo with a history of flooding. The objectives are to analyze the use of permeable pavements, their design methodologies and analyze the impact of implementing these pavements in the parking lots of the Instituto Mauá de Tecnologia campus. The methodology initially included a literature review addressing climate change, rainfall and hydrology, urban micro and macro drainage and different types of permeable pavements. Furthermore, a case study was carried out, involving the characterization and design of the research, calculation of pavement sizing, analysis of implementation costs, and use of software such as Excel and AutoCAD for analysis and sizing of the pavement. It can be concluded that through the study, two scenarios were identified for the design of pavements, with and without a reservoir. This finding highlights the importance of considering the structural and financial implications when opting for different types of permeable pavements in flood-prone urban contexts. Cost analysis revealed significant variations depending on the method used. Three approaches were used: calculation by unit cost according to the SIURB Spreadsheet, calculation by service cost (also from SIURB) and the Unit Price Table (TPU). The SIURB cost-of-service method stood out for being more detailed and economical, indicating a total cost of R$5,320,471.43, lower compared to other methods. This variation in costs points to the complexity and need for a detailed analysis in the budgeting of infrastructure projects, highlighting the efficiency and economic viability of permeable pavements as a solution to urban drainage and flood reduction problems. O presente estudo de conclusão de curso se concentra no impacto da introdução de pavimentos permeáveis na mitigação do escoamento superficial e na prevenção de inundações em uma Instituição acadêmica situada na Região Metropolitana de São Paulo, historicamente afetada por alagamentos. Os objetivos delineados abrangem a análise da aplicação de pavimentos permeáveis, suas metodologias de dimensionamento, e a avaliação do impacto da sua implementação nos estacionamentos do campus do Instituto Mauá de Tecnologia. Como metodologia foi feita inicialmente a revisão da literatura abordando mudanças climáticas, chuvas e hidrologia, micro e macrodrenagens urbanas e diferentes tipos de pavimentos permeáveis. Foi realizado um estudo de caso, envolvendo a caracterização e delineamento da pesquisa, cálculo do dimensionamento do pavimento, análise de custos de implantação, e utilização de softwares como Excel e AutoCAD para análise e dimensionamento do pavimento. Pode ser concluído que através do estudo, foram identificados dois cenários para o dimensionamento de pavimentos, com e sem reservatório. Este achado ressalta a importância de considerar as implicações estruturais e financeiras ao optar por diferentes tipos de pavimentos permeáveis em contextos urbanos propensos a inundações. A análise de custos revelou variações significativas dependendo do método utilizado. Três abordagens foram empregadas: cálculo por custo unitário segundo a Planilha SIURB, cálculo por custo de serviço (também da SIURB) e a Tabela de Preços Unitários (TPU). O método da SIURB por custo de serviço se destacou por ser mais detalhado e econômico, indicando um custo total de R$ 5.320.471,43, mais baixo em comparação aos outros métodos. Essa variação nos custos aponta para a complexidade e a necessidade de uma análise detalhada na orçamentação de projetos de infraestrutura, sublinhando a eficiência e a viabilidade econômica dos pavimentos permeáveis como solução para problemas de drenagem urbana e redução de alagamentos.