Brincando e criando: a importância dos brinquedos na estimulação da imaginação
Abstract
From the 2000s onward, technological integration in the early years of life has increased gradually and relentlessly. Today, we have children exposed to the use of cell phones and computers from a very young age. This trend is becoming increasingly common in households where parents end up having to work throughout the day and have little time to engage in activities with their children. In this limited time, they often opt for rest. This early exposure to technology influences making children less creative because they end up being discouraged from expressing opposing opinions and creative problem-solving approaches due to fear of judgment. To reignite children's creativity and, at the same time, make parents more present in this time of change and growth, studies suggest that the reintroduction of analog toys could be an opportune trend to stimulate creative child development. To contribute to this, this project has developed a product with the support of research involving parents and teachers who are in close contact with children aged 3 to 6. The proposal is an analog toy that seeks to blend these two concepts into one. The initial prototypes were presented directly to the target audience, and their performance was studied. The results were satisfactory, and the product was well-received by the public. Therefore, this project introduces an analog toy that could be an alternative to the early use of cell phones and computers in the early years of childhood, promising to connect people more and reinforce familial bonds between users and their caregivers. A partir dos anos 2000, a inserção tecnológica nos primeiros anos de idade aumentou de forma gradativa e incessante. Hoje temos crianças expostas ao uso de celulares e computadores desde muito cedo. Essa tendência se torna cada vez mais comum em casas nas quais os pais acabam tendo que trabalhar durante o dia todo e ficam com pouco tempo para desenvolver atividades com seus filhos e, neste pouco período, optam pelo seu descanso. Esta exposição precoce à tecnologia influencia para tornar as crianças menos criativas, porque elas acabam sendo desestimuladas a demonstrarem opiniões adversas e fórmulas criativas de resolução de problemas por medo de julgamentos. Para estimular de volta a criatividade infantil e, ainda, tornar os pais mais presentes neste momento de mudança e crescimento, estudos demonstram que a volta de brinquedos analógicos poderia ser uma tendência oportuna a ser desenvolvida com a busca da estimulação para o desenvolvimento criativo infantil. Para colaborar nesse sentido, esse projeto desenvolveu um produto, com apoio de pesquisas com pais e professores que estão em maior contato com crianças de 3 a 6 anos. A proposta é elaborar um brinquedo analógico que busca mesclar estes dois conceitos em um só. O brinquedo desenvolvido tem como nome Bu-Bo e utiliza materiais pensados para a segurança das crianças, utilizando encaixes e peças suporte para composição. Os primeiros protótipos desenvolvidos foram apresentados diretamente para o público-alvo e seu desempenho foi estudado. Os resultados foram satisfatórios e o produto foi muito bem aceito pelo público. Por isso, esse projeto apresenta um brinquedo analógico que poderá ser uma opção ao uso precoce de celulares e computadores nos primeiros anos da infância e que promete conectar mais as pessoas e reforçar os laços familiares entre os usuários e seus cuidadores.