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    Desenvolvimento de um controle para vídeo game inclusivo a pessoas que apresentam fraqueza muscular

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    DSGN08.pdf (6.909Mb)
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Trabalho de conclusão de curso
    Date
    2023
    Author
    Teles, Julia Fernandes
    Nascimento, Julia Maria Lopes do
    Cardani, Carla Gomes
    Metadata
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    Abstract
    No Brasil, cerca de 17,3 milhões de cidadãos apresentam algum tipo de deficiência, sendo 5,4 milhões nos membros superiores. Nesse contexto, torna-se necessário entender como utilizar os recursos tecnológicos para inclusão desses indivíduos. A partir disso, o foco do trabalho concentra-se em pessoas com mobilidade reduzida, bem como suas limitações, dores e necessidades. Embora atualmente haja um grande avanço tecnológico, há uma exclusão por parte da indústria ao produzir produtos convencionais e inadequados para usuários com algum tipo de deficiência. Dessa forma, a Tecnologia Assistiva (TA), junto ao design, surgem como um recurso essencial para o desenvolvimento de produtos acessíveis, considerando as necessidades dos usuários. Este trabalho teve como objetivo compreender como o design pode melhorar a qualidade de vida de indivíduos com fraqueza muscular nos membros superiores na hora de lazer. Para corresponder às adversidades dos usuários ao jogar com controles de videogame, foram investigados o design dos controles disponíveis no mercado atual, além de analisar as dificuldades em cada um deles. Dessa forma, o desenvolvimento do produto enfatizou o conforto e a jogabilidade, com a possibilidade de personalização do controle através de botões modulares, de modo que melhor se adequar às suas preferências pessoais. Em síntese, o projeto visa oferecer uma experiência agradável e acessível a todos ao jogar videogame, colocando em prática o conceito de TA, potencializando as habilidades funcionais das pessoas com deficiência.
     
    In Brazil, around 17.3 million citizens have some kind of disability, and 5.4 million of them have a disability in their upper limbs. In this context, it is necessary to understand how to use technological resources for the inclusion of these individuals. The focus of this paper is on people with reduced mobility and their limitations, pains and needs. Although there is currently a great deal of technological progress, there is exclusion on the part of the industry by producing conventional products that are unsuitable for users with some kind of disability. In this way, Assistive Technology (AT) and design have emerged as an essential resource for developing accessible products, considering the needs of users. The aim of this study was to understand how design can improve the quality of life of individuals with muscle weakness in their upper limbs during leisure time. To respond to users' adversities when playing with video game controllers, the design of the controllers available on the current market was investigated, in addition to analyzing the difficulties in each of them. Thus, the development of the product emphasized comfort and playability, with the possibility of customizing the controller through modular buttons, so that it best suited personal preferences. In summary, the project aims to offer a pleasant and accessible experience for everyone when playing video games, putting the concept of AT into practice, and enhancing the functional abilities of people with disabilities.
     
    1. Assistive Technology
    2. Inclusive Design
    3. Video game control
    4. Playability
    5. Social inclusion
    6. Tecnologia Assistiva
    7. Design Inclusivo
    8. Controle de Videogame
    9. Jogabilidade
    10. Inclusão social
    URI
    https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/453
    Collections
    • Trabalhos de graduação

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