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    A ludicidade no design: um instrumento para a minimização da experiência traumática de crianças durante a vacinação

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    DSGN03.pdf (7.052Mb)
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Trabalho de conclusão de curso
    Date
    2023
    Author
    Martins, Malu Carvalho
    Sampaio, Rafaela Almeida
    Matos, Rafael Belini Candido de
    Santos, Luiz Henrique dos
    Metadata
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    Abstract
    A vacinação é um assunto de grande discussão devido à pandemia de COVID-19, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2 que foi conhecido no ano de 2019, e que levou a uma baixa cobertura vacinal. O projeto reconhece a importância da vacinação para a saúde, porém, destaca que objetos pontiagudos como agulhas geram medo e ansiedade, especialmente em crianças, a partir disto busca desenvolver um produto lúdico por meio do design, melhorando a experiência da vacinação para crianças, pais e profissionais. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica, entrevistas com pais e profissionais de saúde, e a análise resultante indicou a necessidade de criar um conceito acessível e simples, aplicável em unidades de saúde pública. A pesquisa resultou na empresa PLICS que desenvolve produtos que contribuirão para melhora da experiência da vacinação de crianças: painéis interativos com atividades lúdicas e adaptáveis aos espaços disponíveis, e um boneco interativo. O uso de cores e de materiais também foram discutidos para criar um ambiente acolhedor e humanizado. Ao unir educação, saúde e diversão de maneira integrada, este projeto visa contribuir para promoção da saúde e prevenção de doenças de modo mais eficaz, aprimorando a experiência de crianças em unidades de saúde e, promovendo a humanização e o bem-estar durante a vacinação.
     
    Vaccination is a highly debated topic due to the COVID-19 pandemic, a disease caused by the SARS-CoV-2 virus that emerged in 2019, leading to low vaccine coverage. The project recognizes the importance of vaccination for health but emphasizes that sharp objects such as needles evoke fear and anxiety, especially in children. In response to this, the project aims to develop a playful product through design to enhance the vaccination experience for children, parents, and healthcare professionals. The methodology involved literature review, interviews with parents and healthcare professionals, and the resulting analysis indicated the need to create an accessible and simple concept applicable in public health units. The research led to the establishment of the company PLICS, which develops products to improve the vaccination experience for children. This includes interactive panels with playful and adaptable activities suitable for available spaces, as well as an interactive doll. The use of colors and materials was also discussed to create a welcoming and humanized environment. By integrating education, health, and fun, this project aims to contribute to the promotion of health and disease prevention more effectively, enhancing the experience for children in healthcare units and promoting humanization and well-being during vaccination.
     
    1. Design
    2. Playful
    3. Vaccination
    4. Toy
    5. Health
    6. Design
    7. Lúdico
    8. Vacinação
    9. Brinquedo
    10. Saúde
    URI
    https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/450
    Collections
    • Trabalhos de graduação

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