PapelEco LTDA.
Abstract
The Seed Paper is commonly used on one-usage, quickly disposable products, like business cards. The Pizza Market in São Paulo consumes monthly, an approximate average of 17 million pizzas, thus, 17 million pizza boxes are disposed monthly in São Paulo. PapelEco comes into view as a packaging company that seeks to combine an already consolidated product, the regular cardboard pizza box, with a product that has many ecological benefits, such as the seed paper, thus creating an innovative product: the seed paper pizza box, aiming to sustainably transform an existing product, without negatively affecting the functionalities of the original product. To verify consumer acceptability, surveys were carried out, and, to verify the company’s technical, marketing, financial and operational viability, studies were carried out applying business administration techniques. During the surveys, it was found that the clients would accept the replacement of the known product by the new, with a margin of up to 5% increase in the products final price. The company is viable, both technically, financially, operationally, and marketing-wise. O Papel Semente é comumente utilizado para produtos de uso único, de descarte rápido, como cartões de visita. O mercado de pizzas em São Paulo consome por mês, uma média aproximada de 17 milhões de pizzas, portanto, 17 milhões de caixas de pizza são descartadas mensalmente em São Paulo. A PapelEco surge como uma empresa de embalagens que busca unir um produto já consolidado no mercado e de alto consumo, a caixa de pizza de papelão convencional, com um produto que possui inúmeros benefícios ecológicos, que é o papel semente, criando assim um produto inovador: a caixa de pizza com papel semente, visando transformar sustentavelmente um produto já existente, sem afetar negativamente as funcionalidades do produto original. Para verificar a aceitabilidade por parte do consumidor de pizza comum, foram realizadas pesquisas por meio de questionários, e para verificar a viabilidade técnica, mercadológica, financeira e operacional da empresa, foram realizados estudos aplicando técnicas de administração de empresas. Com o resultado das pesquisas, observou-se que os clientes aceitariam a substituição do produto já conhecido pelo novo, por uma margem de até 5% de aumento no preço do produto. A empresa é viável, tanto técnica, quanto financeira, operacional e mercadologicamente.