Estudo para a definição da melhor configuração de frota de caminhões para uma empresa de transporte de combustíveis perigosos com uso da simulação computacional
Abstract
O transporte logístico e os cenários de crise impactam nos negócios das empresas e principalmente em suas operações, forçando as companhias a buscarem soluções tecnológicas para aumentar a eficiência de sua gestão. Este trabalho teve como objetivo buscar a melhor alternativa, com uso da simulação computacional, no software Simul8, em relação à configuração e ao tamanho de frota para o processo logístico atual e futuro de uma empresa de transporte de combustíveis perigosos, a Dominus Transportes, que possui 3 caminhões de tamanhos diferentes. Desta forma, foi considerado o cenário de frota e demanda atual para criação do modelo semelhante ao real e, a partir dele, foram criados cenários alternativos de quantidade de demanda e configuração e tamanho de frota para avaliar o comportamento dos veículos em relação às suas taxas de utilização. Observou-se que para atender a demanda atual, seria possível eliminar o caminhão maior e manter dois caminhões pequenos. Mediante a isso, foram realizados cenários para aumento e diminuição de demanda. Com o aumento da demanda em 20% e 30%, a melhor frota seria com os caminhões médio e pequeno, enquanto em uma possível queda da demanda em 20%, a melhor frota seriam dois caminhões pequenos, assim como para a demanda atual.