Sistema de controle de compras e vendas para um minimercado
Abstract
As Micro e Pequenas Empresas representam 99% dos estabelecimentos no Brasil, sendo responsáveis por 52% dos empregos de carteira assinada no setor privado. Apesar de sua relevância econômica, mais da metade dos proprietários dessas empresas necessitam incrementar a capacitação na área de controle e gestão financeira, visto que 77% dos empreendedores autônomos não possuem formação educacional ou treinamento na área de finanças. O objetivo deste trabalho é auxiliar a gestão financeira de compras e vendas do Mercado Inês, uma microempresa localizada em São Paulo/SP, que não possui nenhum controle financeiro, o que resulta no desconhecimento do lucro ou prejuízo. A partir de uma entrevista realizada com os proprietários a fim de entender as necessidades do comércio estudado, os processos de compra e venda foram mapeados e foi feita a modelagem dos dados a fim de definir as variáveis relevantes para realizar a gestão, como os gastos com os produtos e o lucro obtido pela venda deles. Com o auxílio do Microsoft Access, desenvolveu-se uma ferramenta que realiza o controle de entrada e saída de mercadorias, registrando o histórico de compras e vendas com os respectivos produtos e valores, além do cadastro de fornecedores para melhor visualização de pedidos de reposição. A partir dos dados, gera-se um dashboard utilizando o Microsoft Power BI que apresenta indicadores que podem auxiliar a gestão do comércio, focando-se no lucro obtido. A aplicação do sistema auxiliou no controle financeiro do estabelecimento, sendo aplicável a outras microempresas que realizam vendas diretas.