Elaboração de procedimentos visando melhorar o processo de recebimento de mercadoria na empresa de engenharia Gehaka
Abstract
Em um mercado cada vez mais acirrado, as empresas devem se atentar em procurar garantir formas de melhorar seus processos organizacionais e alcançar maior eficiência e eficácia (PRADELLA, 2009). O recebimento dos produtos e sua armazenagem impactam diretamente nos resultados operacionais, demandando a existência de sistemas de medição para avaliar a qualidade com que essas atividades têm sido desempenhadas dentro de cada organização (ARNOLD, 2012). A empresa Gehaka, situada na zona sul de São Paulo, atua na fabricação e comércio de instrumentos de medição utilizados no segmento agrícola, além de outros produtos e serviços, tem passado por problemas nessa área, devido à ausência de quaisquer sistemas de medição padronizados, ocasionando em interrupções recorrentes de seu processo produtivo, 127 horas nos últimos 7 meses, que afetam seus resultados. Diante desse cenário, esse trabalho teve o intuito de realizar um estudo de caso a respeito da situação da empresa, utilizando como base em informações disponibilizadas pela empresa, observações in loco e entrevistas com o responsável pela área, para a elaboração de um sistema adequado para suas necessidades organizacionais, por meio da padronização através de um fluxo de recebimento e procedimentos. A partir dos dados de parada de produção fornecidos pela empresa, os Autores identificaram que o ponto mais crítico estava relacionado com a falta de materiais na linha de produção. Dessa maneira, o desfecho deste trabalho foi encontrar os pontos a serem melhorados nas atividades que estão relacionadas a falta de materiais na linha de produção e criar os respectivos procedimentos, fluxos e folhas de preenchimento para mitigar essas ocorrências.