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dc.contributor.advisorAna Paula Scabello Mellopt_BR
dc.contributor.authorJoão Pedro Alcala Cavallaropt_BR
dc.contributor.authorJoão Victor Bandeirapt_BR
dc.contributor.authorLeonardo Ferreira Quadrospt_BR
dc.contributor.authorVictor Verano Sattinpt_BR
dc.date.accessioned2023-01-16T18:34:34Z
dc.date.available2023-01-16T18:34:34Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationCAVALLARO, João Pedro Alcala et al. Diagnóstico ergonômico da atividade de motorista de aplicativo. MELLO, Ana Paula Scabello. São Caetano do Sul: CEUN-EEM, 2022. 109 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.maua.br/handle/MAUA/384
dc.description.abstractDesde a chegada dos serviços de motorista por aplicativo em solo brasileiro, o número de trabalhadores desse ramo de motoristas no Brasil aumentou expressivamente. A empresa Uber conta com 1 milhão de motoristas parceiros, o que representa 20% de todos os motoristas e entregadores que a empresa tem no mundo inteiro. O presente trabalho procurou realizar um diagnóstico de impactos ergonômicos em motoristas de aplicativos, análises e correlações dos dados coletados, com vistas à identificação de melhorias a fim de suprimir as falhas encontradas. Foram analisados aspectos físicos, organizacionais e psicossociais. Realizando entrevistas com e observações de motoristas durante algumas viagens, os dados coletados foram analisados com o auxílio de ferramentas como REBA, Questionário Nórdico e JSS. Os resultados demonstraram que a maioria dos motoristas entrevistados sofre de estresse e ansiedade moderados durante a jornada de trabalho, e que as maiores incidências de dores reportadas se referem a dores na coluna lombar, joelhos e ardência nos olhos. Foi possível concluir que o sobrepeso, frequente no ramo (82% dos entrevistados possuíam índice de massa corporal acima de 24,5) e a exorbitante carga de trabalho semanal que grande parte dos motoristas se sujeita (82% dos motoristas da amostra trabalham mais de 48 horas semanais) são os maiores fatores de deterioração da saúde dos motoristas. Também é notável que o IMC e a quantidade de horas trabalhadas por semana têm correlação relativamente alta, ou seja, motoristas que trabalham demais têm tendência ao ganho de massa corporal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectMotorista de aplicativopt_BR
dc.subjectRisco posturalpt_BR
dc.subjectRisco psicossocialpt_BR
dc.titleDiagnóstico ergonômico da atividade de motorista de aplicativopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt_BR
local.date.defesa2022-12-03
local.description.pages109pt_BR
local.editorCEUN/EEMpt_BR


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