dc.contributor.advisor | Ana Paula Scabello Mello | pt_BR |
dc.contributor.author | João Pedro Alcala Cavallaro | pt_BR |
dc.contributor.author | João Victor Bandeira | pt_BR |
dc.contributor.author | Leonardo Ferreira Quadros | pt_BR |
dc.contributor.author | Victor Verano Sattin | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-16T18:34:34Z | |
dc.date.available | 2023-01-16T18:34:34Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | CAVALLARO, João Pedro Alcala et al. Diagnóstico ergonômico da atividade de motorista de aplicativo. MELLO, Ana Paula Scabello. São Caetano do Sul: CEUN-EEM, 2022. 109 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/384 | |
dc.description.abstract | Desde a chegada dos serviços de motorista por aplicativo em solo brasileiro, o número de trabalhadores desse ramo de motoristas no Brasil aumentou expressivamente. A empresa Uber conta com 1 milhão de motoristas parceiros, o que representa 20% de todos os motoristas e entregadores que a empresa tem no mundo inteiro. O presente trabalho procurou realizar um diagnóstico de impactos ergonômicos em motoristas de aplicativos, análises e correlações dos dados coletados, com vistas à identificação de melhorias a fim de suprimir as falhas encontradas. Foram analisados aspectos físicos, organizacionais e psicossociais. Realizando entrevistas com e observações de motoristas durante algumas viagens, os dados coletados foram analisados com o auxílio de ferramentas como REBA, Questionário Nórdico e JSS. Os resultados demonstraram que a maioria dos motoristas entrevistados sofre de estresse e ansiedade moderados durante a jornada de trabalho, e que as maiores incidências de dores reportadas se referem a dores na coluna lombar, joelhos e ardência nos olhos. Foi possível concluir que o sobrepeso, frequente no ramo (82% dos entrevistados possuíam índice de massa corporal acima de 24,5) e a exorbitante carga de trabalho semanal que grande parte dos motoristas se sujeita (82% dos motoristas da amostra trabalham mais de 48 horas semanais) são os maiores fatores de deterioração da saúde dos motoristas. Também é notável que o IMC e a quantidade de horas trabalhadas por semana têm correlação relativamente alta, ou seja, motoristas que trabalham demais têm tendência ao ganho de massa corporal. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ergonomia | pt_BR |
dc.subject | Motorista de aplicativo | pt_BR |
dc.subject | Risco postural | pt_BR |
dc.subject | Risco psicossocial | pt_BR |
dc.title | Diagnóstico ergonômico da atividade de motorista de aplicativo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
local.date.defesa | 2022-12-03 | |
local.description.pages | 109 | pt_BR |
local.editor | CEUN/EEM | pt_BR |