Propostas de alteração nos processos de separação e expedição buscando melhoria no atendimento de pedidos em uma indústria alimentícia
Abstract
Atualmente, a logística vem ganhando espaço e importância na realidade das empresas. Área que tem por objetivo a entrega do produto certo, no local correto e no tempo combinado junto ao cliente e, portanto, o processo de atendimento dos pedidos é tarefa chave no cumprimento desse objetivo. Tratando-se de um estudo de caso, o seguinte trabalho possui como objetivo propor alternativas que tragam benefícios ao processo de atendimento dos pedidos da empresa Massas Buona, utilizando de mapeamentos de processos, tratamento e análise de dados, e identificação das causas raízes para as inconsistências conhecidas. De forma resumida, este trabalho classifica-se como uma pesquisa de finalidade aplicada, no contexto de campo, do tipo descritiva, com natureza qualitativa, temporalidade transversal, possuindo como produto o desenvolvimento tecnológico, utilizando do método de estudo de caso, assim como as técnicas de observações in loco e entrevistas semiestruturadas. Os principais resultados do trabalho, foram: (i) elaboração de procedimentos operacionais padrão das atividades-chave; (ii) elaboração de layouts e diagramas de espaguete; e (iii) definição de indicadores de desempenho para gestão mais eficiente do processo. Resultando em uma estimativa de redução de 63% na movimentação dos colaboradores e menor tempo de preparo por pedido, tendo como consequência maior lucratividade da companhia, considerando (i) aumento do número de pedidos preparados; e/ou (ii) redução da equipe dedicada à separação e preparação dos pedidos. Concluiu-se, portanto, que as propostas apresentadas atenderam aos objetivos apontados neste trabalho, incluindo a diminuição de erros do processo, melhor realocação de recursos, fluxo de atividades mais assertivo ao propósito da área e possibilidade de gestão por meio de indicadores, resultando numa possível redução de 15% do número de ocorrências.