Projeto e construção de bancada de ensaios para um trem-de-força híbrido combustão & elétrico
Abstract
O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma bancada de testes com a configuração de um powertrain híbrido, adaptando o dinamômetro de bancada presente no laboratório de motores do IMT - Instituto Mauá de Tecnologia. A bancada conta com um motor a combustão interna Honda GX160 e um motor elétrico SEG BRM 48 V - Boost Recuperation Machine, que funcionam em paralelo. A transmissão de potência dos dois motores é feita através de uma correia poli-V e o motor a combustão pode ser desacoplado do sistema através de uma embreagem eletromagnética 12 V. Além disto, o projeto conta com um conjunto de 104 baterias de íon-lítio, modelo 18650, responsável por armazenar energia elétrica tanto para o acionamento do motor elétrico quanto para armazenar energia oriunda da regeneração do BRM. Para o correto gerenciamento das baterias, foi inserido o módulo BMS – Battery Management System, uma placa inteligente responsável por balancear as tensões por série de baterias e, também, proteger o conjunto de um potencial dano. Com a bancada devidamente montada, foi possível variar a rotação e torque e, consequentemente, a potência transmitida ao conjunto mecânico. Por fim, a bancada servirá de instrumento de estudo para os alunos de graduação e pós-graduação, com o objetivo de os familiarizarem com um powertrain híbrido.