ROV subaquático
Abstract
Visto as catástrofes e acidentes de trabalho em plataformas de extração de petróleo principalmente a partir do final do século XX até anos recentes, a ideia deste trabalho teve como plano de fundo buscar uma alternativa que diminuísse os riscos de acidentes e da vida dos mergulhadores e operadores que trabalham muitas horas seguidas debaixo d’água correndo vários tipos de riscos que podem pôr em risco sua própria vida, como rompimento dos tubos de oxigênio. O intuito desse trabalho consistiu em realizar um conceito de ROV (sigla em inglês para Remotely Operated Vehicle, que significa Veículo Operado Remotamente) submarino com o intuito de diminuir o tempo de exposição dos mergulhadores auxiliando-os ou até substituindo-os em alguns casos, utilizando-se de materiais resistentes a corrosão e com boa resistência mecânica. Foi selecionado um equipamento comercial, o qual serviu de
base para o dimensionamento, desenvolvido um modelo em CAD, tendo os materiais de construção selecionados com base naqueles utilizados na indústria naval. Foram realizadas simulações em Ansys para definir os esforços submetidos a uma profundidade de 50 metros, foi realizada uma proposta de materiais a serem utilizados para construção do equipamento, foi validada a utilização de um motor comercial com base no diagrama de corpo livre, desenvolvido modelo em Arduíno para controle dos motores e uma proposta para sistema de submersão e imersão. Teve-se como resultado uma estrutura superdimensionada, estando este componente aberto para ajustes dimensionais. O uso de policarbonato mostrou ser a melhor escolha para a montagem do visor por sua visibilidade e resistência. O corpo do ROV mostrou-se viável pela construção por fibra de vidro devido a sua alta resistência mecânica. Considerando os resultados obtidos e as melhorias assinaladas, este projeto mostra-se promissor para futuros ampliação dos estudos de melhorias na área de engenharia.