Repositório Institucional

    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Design
    • Trabalhos de graduação
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Design
    • Trabalhos de graduação
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsAuthorsSubjectsThis CollectionAuthorsSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Objeto lúdico e universal que facilita a socialização e integração de crianças com TEA

    View/Open
    Trabalho de Graduação (9.683Mb)
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Trabalho de conclusão de curso
    Date
    2022
    Author
    Huang, Alissa Ricciardi
    Santos, Gabriela Amaral dos
    Gonçalves, Giovana Mirna Machado Soares
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Este trabalho tem como foco a utilização do design para o desenvolvimento de um produto que auxilie as crianças a socializarem, focando principalmente nas crianças que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim, o objetivo desse projeto é facilitar a integração e socialização dessas crianças com o meio através do design de forma lúdica e universal, proporcionando momentos confortáveis física e emocionalmente. Por meio de revisões bibliográficas de materiais sobre design e autismo, entrevistas e pesquisas qualitativas com pais e profissionais da saúde e educação, além do desenvolvimento de materiais como mapa de empatia e personas, são estudadas formas de criar uma solução que atenda essa necessidade no dia a dia das crianças e trabalhe temas tangentes a socialização como comunicação e habilidades socioemocionais. O resultado da pesquisa é a criação do Barni e mundo de Bids, um brinquedo composto por um boneco personalizável e conjuntos de blocos temáticos. A convivência com o personagem, a manipulação das diferentes formas e cores ativam o processo criativo e o imaginário durante a experiência de construir um mundo confortável no qual a criança passa a não se sentir só, além de permitir que o brinquedo seja utilizado como facilitador para novas interações.
    1. Design social
    2. Design universal
    3. Transtorno do Espectro Autista (TEA)
    4. Brinquedo
    URI
    https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/365
    Collections
    • Trabalhos de graduação

    Contact Us | Send Feedback
    Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2021
     

     


    Contact Us | Send Feedback
    Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2021