Produção de ligante modificado com a incorporação de resíduo da reciclagem do Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado (OLUC)
Abstract
Os estudos devido à preocupação com o meio ambiente têm sido cada vez mais costumeiros ao redor do mundo buscando o desenvolvimento sustentável e a diminuição da emissão de agentes poluentes. A fim de reutilizar resíduos e diminuir desperdícios, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo modificar um ligante asfáltico de alta dureza CAP 30/45, através da incorporação de um óleo, resíduo do rerrefino do óleo lubrificante usado ou contaminado, comumente descartado e utilizado apenas para a queima, poluindo o meio ambiente. Esse tipo de mistura tem a finalidade de alcançar as características físicas de um ligante convencional CAP 50/70 e para isso, foram incorporados os teores de óleo ao CAP 30/45 de 0,5 %, 1,5 %, 3,0 % e 6,0 %, com a finalidade de encontrar o teor ótimo. O processo deste trabalho consistiu na mistura do ligante duro com o óleo em diferentes teores, na moldagem das amostras, na
execução dos ensaios normativos característicos, penetração, ponto de amolecimento,
viscosidade, ductilidade e recuperação elástica, e na análise dos resultados através de tabelas, gráficos e equações matemáticas. A incorporação do óleo modificou o ligante asfáltico garantindo o aumento da penetração e recuperação elástica e diminuição do ponto de amolecimento e da viscosidade. O teor ótimo obtido a partir da análise dos resultados obtidos foi de 2,1 % e este teor conferiu ao ligante modificado características semelhantes ao ligante convencional CAP 50/70. Portanto, o ligante modificado tem potencial de ser utilizado na pavimentação asfáltica substituindo o ligante convencional.