Uso de pneu triturado como elemento de reforço de solos para obras geotécicas
Abstract
O descarte de pneus inservíveis, quando feito de forma inadequada, torna-se um problema para o meio ambiente. Seu processo de decomposição na natureza demora em média 600 anos e, durante esse período, além de acumularem água e sujeira, podem contaminar o lençol freático se a estrutura de aço que o compõe não for retirada completamente. A fim de propor a reutilização deste material em obras de geotecnia, o presente trabalho consiste na adição de 10% e 15% de resíduo de pneu triturado nos diâmetros de 2 mm a 3,2 mm em dois tipos de solos. A metodologia utilizada para este estudo foi a elaboração de ensaios de caracterização do solo, composto pelos ensaios de Peso Específico dos grãos, Limite de Liquidez, Limite de Plasticidade e Granulometria para os solos puros, e ensaios de Compactação de Proctor Normal, de Cisalhamento Direto e de Compressão Triaxial para amostras de solo puro e mistura solopneu.
De acordo com o Ensaio de Granulometria, os solos utilizados neste trabalho foram
classificados como solo argilo arenoso e solo areno silto argiloso. No Ensaio de Compactação de Proctor Normal foi identificada uma diminuição no peso específico seco das amostras dos dois solos quando acrescidas de pneu triturado. No Ensaio de Compressão Triaxial não houve alteração nos parâmetros de resistência ao cisalhamento de ambos os solos com a adição de pneu. Entretanto, quando submetidas ao Ensaio de Cisalhamento Direto, foi observado um aumento no ângulo de atrito com a inserção de pneu triturado nas amostras dos dois tipos de solos, o que pode oferecer um ganho no comportamento mecânico do solo e uma melhora na estabilidade global de um talude. Verificou-se também a aderência das partículas de pneu e solo nas amostras utilizando o microscópio eletrônico de varredura (MEV). A utilização de pneu inservível triturado como elemento de reforço de solo possui características de resistência que poderiam cumprir as exigências de obras geotécnicas.