Detalhamento de projeto e fabricação parcial da asa do HPA-IMT
Abstract
Aeronaves cuja potência de voo é produzida exclusivamente pela força de um ser humano são denominadas de Human Powered Aircrafts (HPA). Para explorar as particularidades desse tipo de aeronave, este trabalho surgiu com o objetivo de descrever o dimensionamento final de elementos estruturais, aerodinâmicos e de controle longitudinal da asa do HPA-IMT, assim como realizar a fabricação parcial de tal estrutura da aeronave. Para isso, teve-se que redimensionar a longarina estruturalmente, esquematizar as emendas dos tubos de carbono, validar o projeto e processo de fabricação das nervuras, desenvolver um gabarito de montagem, estipular as propriedades do revestimento da asa, dimensionar o mecanismo RWT e realizar a montagem parcial da asa do HPA-IMT. O desenvolvimento do presente trabalho
foi realizado por meio de uma combinação de uma abordagem teórica e prática do projeto geral e específico dos componentes da asa. Os resultados mostraram que a estimativa de massa total da asa se manteve abaixo do valor projetado para tal parte da aeronave, ainda que a estimativa de massa dos tubos de carbono que compõem a longarina tenha aumentado 68,34% em relação à sua configuração antiga. Além disso, os desvios menores que 3,4% obtidos no processo de fabricação e a elaboração de um gabarito para a montagem da asa, colaboraram para uma maior acurácia da fabricação parcial da asa, que também foi realizada no trabalho. Os avanços obtidos neste trabalho resultaram em desenhos, listas de materiais, modelos, dados de testes práticos e um modelo parcial montado da asa, os quais foram deixados como um legado ao Projeto Tuiuiú, para que as próximas equipes possam finalizar a implementação do projeto da asa do HPA-IMT.