Tecnologia e design para auxiliar o desenvolvimento e interação de pessoas com TEA
Abstract
Tem-se como um dos papeis de um designer na sociedade proporcionar ferramentas que permitam solucionar problemas sociais e atender necessidades do dia a dia do usuário. Tendo esse conceito estabelecido, o designer pode atuar em diversas áreas afim de sempre melhorar o bem-estar de seu público. Ao longo dos anos, tem sido possível notar um aumento na visibilidade de casos relacionados à transtornos do desenvolvimento e comportamento infantil.
Assim, a pauta do desenvolvimento da criança inserida no espectro autista mostra ter cada vez mais relevância. Em simultaneidade com o ganho de evidência sobre o autismo e suas características nota-se um aumento no número de casos diagnosticados. Apesar de constantes avanços no âmbito da saúde, muitos profissionais sofrem com uma alta carga de trabalho ao mesmo tempo que para as crianças existe a falta de ferramentas voltadas especificamente para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e processamento sensorial. Dessa maneira usando métodos do Design Thinking e os conceitos de Design Social e Design Universal, com pesquisas da bibliografia existe, uma pesquisa exploratória e entrevistas de
profundidade, são determinadas as dores e necessidades das crianças autistas, os profissionais envolvidos no tratamento e familiares. Ao definir o público e quais pontos podem ser solucionados, há a criação de propostas que possam trazer alívio e praticidades para essas pessoas. O trabalho traz uma proposta que que pode ser utilizada para ajudar no desenvolvimento e tratamento de crianças autistas de maneira auxiliar no dia a dia do acompanhante terapêutico, pais e responsáveis. Assim entra em cena a marca Plaqí, que propõe dois serviços que podem ser utilizados em conjunto ou de maneiras distintas, de acordo com as necessidades de cada usuário. Primeiramente, é oferecido um aplicativo que permite a automatização do dia a dia de trabalho dos profissionais da saúde que tratam TEA, e fornece ferramentas de informação e comunicação entre esses profissionais com pais e responsáveis. Em conjunto, é oferecida uma prancha modular de atividades que pode ser utilizada e pareada ao aplicativo, permitindo o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades de motricidade, lógica e sensibilidade da criança.