Inteligência artificial aplicada a reconhecimento de detecção de ataque cibernético
Abstract
Os ataques cibernéticos acontecem com frequência e são motivo de preocupação para as grandes corporações. As empresas são impactadas de diversas formas, seja em termos financeiros ou na inabilidade de manter em sigilo sua inteligência de negócio.
Desta forma, uma ferramenta que possa detectar possíveis intrusões e ataques, com o mínimo de configuração necessária torna-se primordial.
Este trabalho de conclusão destina-se a aplicar uso de Machine Learning (ML) e programação, combinados em uma ferramenta que captura e identifica as atividades rotineiras e padronizados de DDoS realizadas em um ambiente corporativo.
Quando frente a um comportamento classificado como suspeito, esse aplicativo mostra para o usuário se houve ou não um ataque de DDoS, possui todas as conexões com banco de dados além de uma inteligência artificial para ler o arquivo csv padronizado e entregar uma resposta para o usuário a partir do registro da aplicação os Logs. Esses registros são coletados de equipamentos dos usuários para a análise.