Interação remota com cães domésticos desassistidos por um longo período
Abstract
Este trabalho tem como tema o uso do design para a criação/desenvolvimento de um produto para cachorros que passam longos períodos do dia sozinhos, por conta das rotinas intensas e cansativas dos tutores. O hábito de conviver com animais de estimação tem crescido muito na sociedade, principalmente durante a pandemia causada pelo Corona Vírus (COVID-19). Mas o que acontece com os animais quando seus tutores se afastam do convívio e ficam sozinhos? Estudos demonstram que os animais apresentam diversos comportamentos: desde destruição de objetos até depressão. Com as rotinas cada vez mais intensas, acabamos por não dar a devida atenção aos cachorrinhos. A sequência destas rotinas intensas, acabam afetando a saúde dos cachorros por fazerem com que eles fiquem muito tempo sozinhos e acabem desencadeando a síndrome de ansiedade por separação. Eles precisam de atenção, distração, diversão e, principalmente de companhia. Diante de tal situação, tutores buscam de alguma maneira formas de entreter seu cachorrinho no período em que está fora de casa, seja deixando brinquedos espalhados pela casa, seja disponibilizando pertences pessoais com o seu aroma para amenizar a ausência ou buscando outras formas para suprir essa ausência. O objetivo deste trabalho é utilizar ferramentas do design para desenvolver um produto que atenda ao problema abordado, explorando questões do design de experiência. Por meio de pesquisas, consultas de materiais bibliográficos a respeito do design e do universo do comportamento animal, entrevistas com familiares e profissionais da área, foram estudadas diversas maneiras para apresentar um resultado positivo na qualidade de vida do tutor e do cão, com a criação de um novo produto. O resultado desse estudo é o proporcionar interação remota entre tutor e cão, que se dá através de um robô conectado a um aplicativo instalado no Smartphone do tutor e através deste a interação remota acontece. O robô tem como objetivo estimular as atividades físicas e mentais do animal fazendo com que ele se entretenha e se distraia no período em que o tutor estiver ausente. Este trabalho mostra que por meio do design de experiência é possível desenvolver soluções que auxiliem a prevenção de síndromes e consequências negativas na saúde do animal, assim melhorando significativamente a qualidade de vida não só do cão como do tutor também.