Repositório Institucional

    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Design
    • Trabalhos de graduação
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Design
    • Trabalhos de graduação
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsAuthorsSubjectsThis CollectionAuthorsSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Projeto de fábrica de embalagens à base fibra de coco para e-commerce: design da embalagem

    Thumbnail
    View/Open
    Trabalho de Graduação (14.76Mb)
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    TCC
    Date
    2021
    Author
    Julia Krimpelbein Andrade
    Vinicius Trevisanuto
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Com a pandemia do COVID-19, o mercado de compras online, conhecido como e-commerce teve um crescimento de quase 40% em relação a 2019 e com isso aumentou o descarte incorreto das embalagens de transporte, tendo um grande impacto no meio ambiente. Passando por tais aspectos e analisando a sustentabilidade e a necessidade das compras via e-commerce, propõe-se a criação de uma embalagem sustentável à base de fibra de coco, onde após a sua função como caixa de transporte ela consiga ter uma segunda vida, como caixa de armazenamento para usos domésticos ou até mesmo para a plantação de alguma muda que o cliente possa ter em sua casa. O método de estudo utilizado se baseou na junção de três cursos da instituição, com o conceito do tripé da inovação; administração (ALVES, BONINI e SANTOS, 2021), que teve o foco na viabilidade econômica, design, focando no desenvolvimento do produto, e engenharia de produção, responsável pela planejamento e desenvolvimento do projeto de fábrica e processo de produção, assim o desenvolvimento completo do estudo, visou o desenvolvimento em conjunto em função de desenvolver e viabilizar economicamente a criação, produção e a venda das embalagens sustentáveis. O processo de produção da embalagem também foi pensado visando a sustentabilidade da empresa, a identidade visual da marca tem como o objetivo ser simples e intuitiva ao público, para que as pessoas possam visualizar a logo e já entender do que a empresa se trata. Pode-se concluir que após todo o desenvolvimento realizado, a proposta de produto e seu valor social valor se torna viáveis dentro do cenário atual do mercado e da sociedade como um todo, trazendo uma solução que auxilia no desenvolvimento ecológico e no avanço do tema da sustentabilidade neste cenário em ascensão.
    1. Sustentabilidade
    2. Embalagem
    3. E-commerce
    4. Fibra de coco
    URI
    http://dspace2022.maua.br/handle/MAUA/299
    Collections
    • Trabalhos de graduação

    Contact Us | Send Feedback
    Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2021
     

     


    Contact Us | Send Feedback
    Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2021