Aprimoramento da experiência de compras em supermercados
Abstract
O Design de experiência vem ganhando cada vez mais força atualmente e virou uma ferramenta para as empresas captarem novos clientes e fidelizar os já existentes, então porque não utilizar essa proposta em uma atividade bastante presente no dia a dia das pessoas: a ida ao supermercado. Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa na qual as pessoas indicaram os maiores problemas que elas enfrentavam nos supermercados, como filas, má organização dos produtos e má sinalização dos mesmos. A partir disso, foram pesquisadas possíveis soluções para enfrentar cada problema, chegando ao desenvolvimento de uma nova experiência de compras, aliando tecnologia e inovação, o projeto apresenta um conceito de gôndola, mais moderna e incrementada com novas funcionalidades, como painel de LED para publicidade e preços, e um sistema de rollers que facilita a pegada de produtos, mudando assim a maneira com que o usuário interage com ela, e um aplicativo capaz de tornar muito melhor a experiência de compras de uma pessoa, trazendo recursos como mapa de localização de produtos e uma forma mais ágil e fácil de realizar os pagamentos, evitando assim as filas nos caixas.
O projeto tem a característica de ser viável uma vez que as tecnologias para supermercados já estão sendo implantadas e por apresentar propostas que atacam cada ponto de dor que as pessoas relataram nos questionários, trazendo assim uma nova e melhor experiência de compras. Além disso, também tem o ponto de que, atualmente, no mercado não existem uma empresa que ofereça soluções conjuntas em um único produto, sendo assim, o projeto tem uma vantagem competitiva no mercado por apresentar ao cliente, dono de supermercado, um produto completo, sem a necessidade de ter que adaptar de diferentes fornecedores.