dc.contributor.advisor | Ana Paula Scabello Mello | pt_BR |
dc.contributor.author | Giovanna Borges Ramin | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-26T14:38:19Z | |
dc.date.available | 2022-07-26T14:38:19Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | RAMIN, Giovanna Borges. Jogo para o aprendizado dos processos de empatia. MELLO, Ana Paula Scabello. São Caetano do Sul: CEUN-EEM, 2021. 219 p. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace2022.maua.br/handle/MAUA/292 | |
dc.description.abstract | A empatia é uma das habilidades mais necessárias tanto para o desenvolvimento de um
projeto de design quanto para a vida das pessoas. Essa é a habilidade que permite que os
profissionais produzam itens realmente relevantes as vidas das pessoas que formam o seu
público-alvo, em contrapartida essa é uma habilidade difícil de exercitar, vendo que ela requer
interação e imersão em ambiente que as vezes deixam a pessoa desconfortável. O objetivo
desse trabalho é encontrar um método que funcione como treino e apresentação da empatia,
ajudando os designers e todas as pessoas a treinarem essa habilidade tão essencial. Para
tanto, foram utilizados alguns métodos de pesquisa que explanaram como os estudantes de
design entendem a empatia, como eles gostariam de aprender sobre ela e quais as principais
diferenças e atributos de cada método de gamificação e gênero de jogo. Como resultado
dessas pesquisas foi concluído que o melhor jeito de fazer esse treino de empatia é através
de um jogo de RPG voltado para exploração e interação entre os personagens, personagens
esses que são gerados de forma aleatória atribuindo assim características com as quais os
jogadores normalmente não teriam contato. As emoções causadas dessas interações é o que
acaba por treinar a empatia nos jogadores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Empatia | pt_BR |
dc.subject | Jogo | pt_BR |
dc.subject | RPG | pt_BR |
dc.subject | UX Design | pt_BR |
dc.title | Jogo para o aprendizado dos processos de empatia | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
local.date.defesa | 2021-11-30 | |
local.description.pages | 219 | pt_BR |
local.editor | CEUN-EEM | pt_BR |