Jogo para o aprendizado dos processos de empatia
Abstract
A empatia é uma das habilidades mais necessárias tanto para o desenvolvimento de um
projeto de design quanto para a vida das pessoas. Essa é a habilidade que permite que os
profissionais produzam itens realmente relevantes as vidas das pessoas que formam o seu
público-alvo, em contrapartida essa é uma habilidade difícil de exercitar, vendo que ela requer
interação e imersão em ambiente que as vezes deixam a pessoa desconfortável. O objetivo
desse trabalho é encontrar um método que funcione como treino e apresentação da empatia,
ajudando os designers e todas as pessoas a treinarem essa habilidade tão essencial. Para
tanto, foram utilizados alguns métodos de pesquisa que explanaram como os estudantes de
design entendem a empatia, como eles gostariam de aprender sobre ela e quais as principais
diferenças e atributos de cada método de gamificação e gênero de jogo. Como resultado
dessas pesquisas foi concluído que o melhor jeito de fazer esse treino de empatia é através
de um jogo de RPG voltado para exploração e interação entre os personagens, personagens
esses que são gerados de forma aleatória atribuindo assim características com as quais os
jogadores normalmente não teriam contato. As emoções causadas dessas interações é o que
acaba por treinar a empatia nos jogadores.