Análise preditiva aplicada ao varejo
Abstract
O mercado varejista é um dos maiores e mais segmentados setores no mercado brasileiro, e re presenta cerca de 11,5% do PIB nacional movimentando aproximadamente 3,9 Trilhões de Reais por ano. Em um cenário cada vez mais conectado e competitivo, no qual muitas vezes existem cadeias internacionais de suprimentos para o atendimento das demandas das redes varejistas, a tarefa de previsão de demanda tem ganhado cada vez mais relevância dentro das organizações por possibilitar melhores tomadas de decisão. Este trabalho contempla o desenvolvimento de um sistema inteligente de previsão de demanda utilizando algoritmos de aprendizagem profunda.
Com o uso de uma base histórica de vendas de uma empresa parceira, fez-se possível a criação de um modelo de previsão de demanda, dando tempo hábil para a empresa preparar e planejar melhor o seu estoque e suas políticas de vendas. Os dados de entrada para a alimentação do modelo são feitos com base nos dados históricos de venda da empresa e os mesmos servem de alimentação para o Dashboard desenvolvido, para afim de facilitar a interpretação, visualização e a tomada de decisões.