Análise da Viabilidade para o Desenvolvimento do Cosmético: Serendipity Beauty
Abstract
O creme hidratante Serendipity Beauty é um produto cuja água contida consiste apenas na que está presente de nos ingredientes da formulação, não sendo acrescentada nada além disso, diferentemente dos cremes tradicionais encontrados no mercado. Pensando na sustentabilidade e no meio ambiente foi criado um produto que tem essa preocupação com uso da água. O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosmético no Brasil está em 4º lugar no ranking, o creme hidratante se encaixa na categoria de cuidados com a pele, segundo a ABIHPEC em 2020 esse setor obteve um aumento de 21,9%. A sustentabilidade vem cada vez mais ganhando visibilidade e conscientização pelas pessoas, onde por meio de pesquisas foi identificado que produtos que adotam a questão sustentável como base costumam crescer em termos de vendas mais rapidamente, quando comparados com os tradicionais. Sendo assim, veio a proposta do creme hidratante com adição de água controlada, com uma nova proposta para o mercado. Para que o plano de negócios do creme hidratante com adição de água controlada pudesse ser desenvolvido, foram realizados os planejamentos de marketing, estratégico, operacional e financeiro, fazendo se valer de ferramentas como a Análise SWOT e o Business Model Canvas, além do cálculo de viabilidade financeira da fábrica para o mercado. No caso da Serendipity Beauty para um investimento inicial de R$ 378.904,23, não foi comprovada a viabilidade do empreendimento, não sendo possível o cálculo do payback.