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dc.contributor.advisorAlexandre Harayashiki Moreirapt_BR
dc.contributor.authorGiovanni Lemos Maddalenapt_BR
dc.contributor.authorMatheus Yudy Kazamapt_BR
dc.contributor.authorVivian Monaco Saviolipt_BR
dc.date.accessioned2022-03-22T21:13:18Z
dc.date.available2022-03-22T21:13:18Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttps://repositorio.maua.br/handle/MAUA/271
dc.description.abstractAtualmente, durante o período eleitoral, são realizadas diversas pesquisas de intenção de voto afim de demostrar o cenário político. Estas pesquisas eleitorais são realizadas por diferentes empresas e a metodologia para a realização varia de acordo com a precisão desejada. Basicamente, o custo destas pesquisas é composto pelo como o eleitor será entrevistado (via telefone ou presencialmente) e a quantidade de eleitores a serem entrevistados. Com isso, este trabalho propõe uma metodologia alternativa para realizar uma pesquisa de intenção de voto. Esta nova metodologia consiste em coletar as opiniões políticas dos usuários da rede social Twitter e através de técnicas de processamento de linguagemnatural,extrairseoconteúdodestasopiniõessãofavoráveisounãoaocandidato ao qual ela se refere. Para isso, foram utilizadas ferramentas disponíveis na plataforma de computação em nuvem da Amazon (AWS) e para compilar e facilitar a visualização dos resultados, os dados foram apresentados em um dashboard desenvolvido no software Microsoft PowerBI. Apesar das 160 mil publicações utilizadas na análise representarem apenas uma coleta em um período de 2 horas, foi possível observar grande correlação das intenções de votos destas publicações com os resultados do 1º turno das eleições de 2018. Assim, pode-se concluir que esta metodologia pode ser utilizada na realização de pesquisas de intenção de voto com a possibilidade de alcançar um número maior de pessoas, além de permitir a realização destas pesquisas quase que em tempo real.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPesquisa de intenção de votopt_BR
dc.subjectProcessamento de linguagem naturalpt_BR
dc.subjectComputação em nuvempt_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.subjectEleiçõespt_BR
dc.titlePesquisa de Intenção de Voto em Redes Sociaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
local.date.defesa2021
local.description.pages35pt_BR
local.editorCEUN-EEMpt_BR


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