Realidade virtual aplicada ao ensino de direção
Abstract
Devido ao surgimento da pandemia causada pela COVID-19, muitos setores econômicos foram impactados, tal como foi para as autoescolas, que foram impedidas de proceder com aulas presenciais, por conta das medidas adotadas para o distanciamento social, já que havia um alto risco de contágio. Desta forma, seus alunos se tornaram incapazes de serem licenciados a dirigir, já que foram impossibilitados de desenvolver suas habilidades de condução, tendo de respeitar o isolamento social. Tendo em vista este problema, a equipe se propôs a criar um simulador de direção, capaz de preparar novos motoristas em um ambiente seguro e controlado, utilizando um cockpit com resposta ao usuário dos eventos ocorridos no ambiente virtual, para assim adquirir e aprimorar os conhecimentos sobre as leis de trânsito e a experiência prática necessária para serem licenciados. Os objetivos iniciais do projeto foram cumpridos, o controle On-Off apresentou um erro da posição angular muito baixa, a estrutura cumpriu todas as especificações e os elementos básicos das leis de trânsito foram implementados, contudo, não foi possível implementar um ambiente com realidade virtual.