Repositório Institucional

    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Design
    • Teses e dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Design
    • Teses e dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsAuthorsSubjectsThis CollectionAuthorsSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Criança, comunicação e consumo : um estudo dos canais de brinquedo no YouTube.

    Thumbnail
    View/Open
    tese (2.163Mb)
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Tese
    Date
    2020-02
    Author
    Everaldo Pereira
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-sponsorship
    CAPES
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Esta pesquisa tem como tema criança, comunicação e consumo e, como objeto, os canais de brinquedo no YouTube. O objetivo geral é o de estudar a criança como sujeito no processo de construção simbólica no interior da relação entre comunicação e consumo, numa perspectiva compreensiva, ora oposta e ora complementar a visões que centram a atenção na criança como parte vulnerável, e mesmo às vezes como simples objeto ou vítima, nessa relação. A questão de pesquisa diz respeito a como as crianças em idade de pré-alfabetização se relacionam com o conteúdo imagético dos canais de streaming de vídeo de brinquedos, não como indivíduos isolados e, sim, como sujeitos sociais que são, fazendo dessa relação um processo complexo, sujeito a distintas mediações e também a uma diversidade de interpretações. Sob o ponto de vista teórico, utilizamo-nos dos pressupostos da comunicação para o consumo, da sociedade do conhecimento, da etnografia da comunicação e das mediações culturais da comunicação. Sob o ponto de vista metodológico, orientamo-nos pelas ideias de multiperspectivismo (Douglas Kellner), hermenêutica de profundidade (John B. Thompson) e de compreensão, na linha dos estudos do grupo de pesquisa “Da compreensão como método”. Os resultados colaboram para a formação de uma convicção sobre como se dá o processo de construção da criança como sujeito da comunicação. Com este trabalho pretende-se ainda auxiliar na compreensão de como a velocidade das tecnologias midiáticas altera os comportamentos infantis, fragmenta suas sociabilidades, gera novas demandas por parte das crianças, ressignifica vínculos familiares e afetivos, altera relações de consumo e muda a significação de brinquedos e do brincar.
    1. Comunicação
    2. Crianças - Consumo
    3. Comportamento infantil
    4. Comunicação e consumo
    5. Publicidade e Propaganda - Crianças
    6. Hermenêutica de profundidade
    URI
    https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/264
    Collections
    • Teses e dissertações

    Contact Us | Send Feedback
    Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2021
     

     


    Contact Us | Send Feedback
    Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2021