Subsídios ao processo decisório de substituição de matéria-prima na produção de painéis termoacústicos: um estudo de caso no desenvolvimento empresarial sustentável
Abstract
As relações das empresas e seu ambiente de negócios passam por interações que integram aspectos econômicos com aspectos de responsabilidade social, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional, conduzindo ao desenvolvimento empresarial sustentável.
As organizações se deparam com a problemática de assegurar que a estratégia empresarial de adoção de uma produção mais limpa, que é baseada na busca alternativas tecnológicas com menor impacto ambiental e mais seguras, reflita também em maior economia, melhoria de produtividade e redução de custos. No setor da construção, cresce a demanda por produtos menos impactantes, tanto nos aspectos de fabricação, quanto naqueles relacionados ao uso e descarte ao final do seu ciclo de vida. A indústria fabricante de painéis de revestimento termoacústico é uma dentre as que se deparam com estas questões, tendo nos adesivos que utilizam em suas linhas de produção uma importante matéria-prima para a sustentabilidade das suas atividades. Neste estudo de caso, estudaram-se os pontos positivos e negativos da substituição de um adesivo tradicionalmente usado como matéria-prima na produção de painéis de acabamento termoacústicos por outros de menor custo, buscando-se determinar se os eventuais benefícios econômicos dessa substituição viriam acompanhados por ganhos de qualidade no produto, de meio ambiente e de saúde e segurança dos envolvidos na fabricação destes painéis. Adotou-se como parâmetros de referência a qualidade final do produto, os custos de produção, os impactos ambientais e os riscos ocupacionais associados à emissão de compostos orgânicos voláteis. Os resultados da pesquisa mostraram que além da questão econômica, é importante uma análise mais detalhada de aspectos de qualidade, meio ambiente e saúde e segurança ocupacional antes da tomada de decisão de substituição de matérias-primas num processo produtivo. Tais matérias-primas podem conter em sua composição substâncias nocivas ao homem e ao meio ambiente e nem sempre declaradas ou mesmo conhecidas pelos seus fabricantes. Quando querem adotar os conceitos de sustentabilidade para implementar melhorias em seus produtos, processos de produção e operações, as organizações devem estar preparadas para aprofundar os conhecimentos sobre seus produtos, processos e matérias-primas.