Degradação do bisfenol-A na presença de ácido tioglicólico: estudo da influência dos parâmetros de processo em reator batelada com recirculação empregando-se o processo foto-Fenton
Abstract
Neste trabalho estudou-se a remoção do bisfenol-A (BPA) de efluente aquoso na presença de ácido tioglicólico (TGA), catalisador da reação de obtenção de BPA, por meio de processos oxidativos avançados (POAs). O efluente empregado no processo de tratamento foi simulado a partir de água destilada e dos reagentes indicados.
Empregou-se a metodologia de foto-Fenton em reator batelada com recirculação no estudo. Foram estudadas possíveis formas de otimização dos parâmetros de processo (incidência de radiação ultravioleta, temperatura e concentração de TGA, de Fe2+, de H2O2 e do reagente de Fenton) visando aumentar a eficiência de remoção do BPA e do Carbono Orgânico Total (COT) nas condições estudadas. Fixou-se o volume da solução aquosa contaminada com BPA em 1,5 L e tempo total de cada batelada igual a 120 minutos nos estudos de degradação. O acompanhamento do processo de degradação foi realizado por meio das análises de COT e por meio de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE), em amostras retiradas nos tempos 0, 5, 20, 60, 80 e 120 minutos. Os resultados indicam a possibilidade de remoção do BPA desde que haja irradiação UV do meio reacional. Foi possível reduzir até 100 % do COT inicialmente presente em uma solução aquosa contendo originalmente 25 mg.L-1 de BPA por meio de processo foto-Fenton a 25 ºC (proporção mássica BPA : H2O2 : Fe2+ igual a 1,00 : 3,40 : 1,40). O BPA presente inicialmente nas reações foi totalmente removido do meio reacional neste caso.