Dimensionamento de pavimento automatizado por rotina no dynamo e validado no civil 3D
Abstract
Este trabalho explora a integração do Building Information Modeling (BIM) no dimensionamento de pavimentos rodoviários, enfatizando a importância da automação e do uso de softwares como o AutoCAD Civil 3D. Desde a introdução do manual em 1960, diversas atualizações têm sido realizadas para incorporar novos materiais e métodos, refletindo a necessidade de ferramentas que integrem cálculos complexos ao Civil 3D. O plug-in Dynamo se apresenta como uma solução promissora, permitindo a inserção de rotinas programadas que otimizam o design de pavimentos. O objetivo deste Trabalho é desenvolver um método para o dimensionamento de pavimentos e a criação de Assemblies, aplicando o Dynamo conforme as normativas do Instituto de Pesquisas Rodoviárias. A introdução desse procedimento visa automatizar e refinar cálculos, reduzindo imprecisões e promovendo uma abordagem sistemática que economiza tempo e recursos. A automação não apenas melhora a precisão dos resultados, mas também facilita uma gestão mais eficiente dos materiais e custos envolvidos no projeto, adaptando as práticas da engenharia civil às exigências contemporâneas por soluções automatizadas e eficientes. Ao implementar um procedimento automatizado no dimensionamento de rodovias, espera-se não apenas aumentar a eficiência operacional, mas também incentivar uma cultura de inovação na engenharia civil. Sendo assim, este trabalho resultou na criação de um software que automatiza o dimensionamento, o modelo 3D e retorna aos usuários a estimativa de custos e volumes do projeto. This work discusses the integration of Building Information Modeling (BIM) in the road pavement design, highlighting the importance of automation and the use of software like AutoCAD Civil 3D. The civil engineering sector is evolving with technological advancements, yet areas such as paving still lack tools that fully utilize these capabilities. Given that approximately 75% of goods in Brazil are transported by road, the quality of roadways is crucial for the economy. The complexity of asphalt pavement structures necessitates careful design to ensure effectiveness and durability. The introduction of the manual in 1960 and its subsequent updates underscore the need for empirical design methods that consider vehicle types and numbers. The Dynamo plug-in offers a potential solution by allowing programmed routines that optimize pavement design processes. The objective of this thesis is to develop a method for pavement design and assembly creation using Dynamo within Civil 3D, aiming to automate calculations and reduce inaccuracies. This integration is expected to improve project efficiency, save time, and optimize resource use while adapting engineering practices to current demands for sustainability and efficiency. Additionally, the review of literature reveals gaps in BIM integration regarding pavement design, material analysis, and performance simulations, presenting opportunities for advancing methodologies in road engineering. Addressing these gaps could lead to a more holistic approach in planning and executing paving projects, ensuring all technical aspects are considered collaboratively.