Show simple item record

Impact of great events on urban mobility

dc.contributor.authorMota, Daniel de Oliveira
dc.contributor.authorLara, Bernardo Santos
dc.contributor.authorCardoso, Nicoli Ramos
dc.contributor.authorPirinausky, Victor
dc.contributor.authorMusich, Guilherme dos Santos
dc.date.accessioned2024-11-08T14:53:23Z
dc.date.available2024-11-08T14:53:23Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.issn2175-3369
dc.identifier.urihttps://openalex.org/W3109928196
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.1590/2175-3369.012.e20190363
dc.identifier.urihttp://www.scielo.br/pdf/urbe/v12/2175-3369-urbe-12-e20190363.pdf
dc.identifier.urihttps://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1796
dc.description.abstractResumo A mobilidade em megacidades tem se tornado um problema relevante para todos que transitam em regiões de intenso tráfego de veículos e pessoas. Este problema é agravado durante a ocorrência de grandes eventos, como partidas esportivas, feiras e concertos musicais que atraem uma elevada audiência. Neste contexto, o Allianz Parque é um importante local que oferece eventos no Brasil, ao mesmo tempo em que é uma região onde se observa um elevado tráfego urbano. Para se obter dados do fluxo de pedestres e, ao mesmo tempo, de veículos do transporte público na região, ferramentas de Big Data foram empregadas a partir das redes sociais, capturando informações de localização geográfica, instante das postagens e posições dos veículos disponibilizados publicamente. Em seguida, alguns indicadores de desempenho foram criados para quantificar a intensidade e persistência do impacto na mobilidade durante os eventos, comparando seus padrões com os dos dias regulares. Esta análise evidenciou que existe uma interferência durante a ocorrência dos eventos tanto na mobilidade quanto no acesso aos locais. Este impacto varia de acordo com o evento (público, faixa etária, tipo), podendo se caracterizar tanto em termos de intensidade quanto em termos de persistência.en
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherEditora Universitária Champagnaten
dc.relation.ispartofurbe Revista Brasileira de Gestão Urbana
dc.rightsAcesso Aberto
dc.sourceOpenAlexen
dc.subjectInfluence of Built Environment on Active Travelen
dc.subjectChallenges and Innovations in Urban Logistics Systemsen
dc.subjectUnderstanding Attitudes Towards Public Transport and Private Caren
dc.subjectInfluence of Built Environment on Active Travelen
dc.subjectTransportationen
dc.subjectSocial Sciencesen
dc.subjectSocial Sciencesen
dc.subjectTraffic Assignmenten
dc.subjectHumanitiesen
dc.subjectGeographyen
dc.subjectCartographyen
dc.subjectArten
dc.subjectAcesso Abertopt_BR
dc.titleReflexo de grandes eventos na mobilidade urbana.pt_BR
dc.titleImpact of great events on urban mobilityen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/2175-3369.012.e20190363
dc.description.affiliationUniversidade de Sao Paulo (USP), Departamento de Engenharia de Producao, Sao Paulo, SP, Brasilpt_BR
dc.description.affiliationInstituto Mauá de Tecnologiapt_BR
dc.description.affiliationInstituto Mauá de Tecnologiapt_BR
dc.description.affiliationInstituto Mauá de Tecnologiapt_BR
dc.description.affiliationInstituto Mauá de Tecnologiapt_BR
dc.contributor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9629-8512
dc.contributor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2930-6711
dc.contributor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0948-3390
dc.contributor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2394-3410
dc.contributor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4955-2151
dc.citation.volume12
dc.identifier.openalexhttps://openalex.org/W3109928196


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record