Repositório Institucional

    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Engenharia
    • Artigos de Periódicos
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Engenharia
    • Artigos de Periódicos
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsAuthorsSubjectsThis CollectionAuthorsSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Reflexão sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo em países integrantes do Sistema Arcu-Sul visando o processo de acreditação.

    Reflection on Architecture and Urbanism teaching in member countries of the Arcu-Sur Ssystem targeting the accreditation process

    View/Open
    Reflexão sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo em países integrantes do Sistema Arcu-Sul visando o processo de acreditação.pdf (10.38Mb)
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Artigo de Periódico
    Date
    2017
    Author
    Katakura, Paula
    Segnini, Francisco
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Este artigo discute o processo de formaçao profissional dos arquitetos e urbanistas no Brasil e nos países do Mercosul com destaque para a área do urbanismo. No Brasil, as atividades de arquitetura e urbanismo sao exclusivas desses profissionais, conforme legislaçao atual, e disciplinas de urbanismo ou planejamento urbano estao inseridas em todos os cursos de Arquitetura e Urbanismo no território nacional, segundo Diretrizes Curriculares Nacionais. No Mercosul a formaçao básica está centrada em arquitetura e, muitas vezes, a formaçao em urbanismo ocorre durante especializaçao ou pós-graduaçao; os estudos referentes aos problemas urbanos sao tratados nos demais países como conhecimentos complementares a formaçao do arquiteto. O estudo apresentado é resultado de uma pesquisa que envolveu levantamento das grades curriculares dos cursos brasileiros, além de observaçoes “in loco”. Para tanto, considerou avaliaçoes de acreditaçao do sistema Arcu-Sul em países do Mercosul e avaliaçoes no Brasil, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), segundo regulamentaçao do Sistema Nacional de Avaliaçao da Educaçao Superior. Este trabalho foi possível posto que os autores sao avaliadores do Ministério da Educaçao/Inep.
    1. Interdisciplinary Education in Arts, Design, and Social Sciences
    2. Interdisciplinary Education in Arts, Design, and Social Sciences
    3. Visual Arts and Performing Arts
    4. Arts and Humanities
    5. Social Sciences
    6. Urbanism
    7. Humanities
    8. Urbanism
    9. Political science
    10. Geography
    11. Art
    12. Architecture
    13. Archaeology
    14. Acesso Aberto
    URI
    https://openalex.org/W2766237469
    https://doi.org/10.11606/gtp.v12i2.110225
    https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/download/110225/135428
    https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1795
    Collections
    • Artigos de Periódicos

    Contact Us | Send Feedback
    Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2021
     

     


    Contact Us | Send Feedback
    Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2021