Próteses no design e na arte.
Prosthesis in design and art;
Prótesis en diseño y arte
dc.contributor.author | Milton Sogabe | |
dc.contributor.author | Guilherme Ikeda | |
dc.date.accessioned | 2024-11-08T14:53:23Z | |
dc.date.available | 2024-11-08T14:53:23Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.issn | 2526-1789 | |
dc.identifier.uri | https://openalex.org/W4283312649 | |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.606 | |
dc.identifier.uri | https://datjournal.anhembi.br/dat/article/download/606/419 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1792 | |
dc.description.abstract | Neste artigo apresentamos a relação das próteses dos membros do corpo humano no contexto do design e da arte. Desde a antiguidade o ser humano soluciona os problemas de amputação de seus membros através de próteses, que evoluem tecnologicamente ao longo da história, afetando a relação dessas pessoas com a sociedade. No contexto digital essas próteses ganham uma sofisticação, que começam a se igualar ou até a superar as próprias partes biológicas substituídas. Assim tornam-se polêmicas a atuação de atletas corredores como Oscar Pistorius, ou de escaladores como Hug Herr, que parecem ter suas potencialidades ampliadas com o uso de próteses. A imagem do ciborgue começa a se tornar cada vez mais presente no nosso cotidiano. Abordamos este tema aqui, no contexto da arte, sob dois pontos de vista. A primeira sendo a arte do design na prótese, quando esta apresenta um design com uma estética que vai além da sua função utilitária, e a segunda, a prótese na arte, com artistas com membros amputados, que continuam sua produção artística, devido a essas tecnologias e com artistas embora sem problemas físicos, a prótese se coloca como elemento poético. | en |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.ispartof | DAT Journal | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.source | OpenAlex | en |
dc.subject | User Experience and Design Research in HCI | en |
dc.subject | Intersection of Art and Technology in Modern Society | en |
dc.subject | Children's Perceptions of Scientists and Engineers | en |
dc.subject | User Experience and Design Research in HCI | en |
dc.subject | Human-Computer Interaction | en |
dc.subject | Computer Science | en |
dc.subject | Physical Sciences | en |
dc.subject | Arts | en |
dc.subject | Context (archaeology) | en |
dc.subject | Art | en |
dc.subject | Humanities | en |
dc.subject | History | en |
dc.subject | Archaeology | en |
dc.subject | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Próteses no design e na arte. | pt_BR |
dc.title | Prosthesis in design and art | en |
dc.title | Prótesis en diseño y arte | es |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.606 | |
dc.description.affiliation | Universidade Anhembi Morumbi | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Mauá de Tecnologia | pt_BR |
dc.contributor.orcid | https://orcid.org/0000-0003-1286-9013 | |
dc.citation.issue | 2 | |
dc.citation.epage | 19 | |
dc.citation.spage | 4 | |
dc.citation.volume | 7 | |
dc.identifier.openalex | https://openalex.org/W4283312649 |