Show simple item record

Prosthesis in design and art;
Prótesis en diseño y arte

dc.contributor.authorMilton Sogabe
dc.contributor.authorGuilherme Ikeda
dc.date.accessioned2024-11-08T14:53:23Z
dc.date.available2024-11-08T14:53:23Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.issn2526-1789
dc.identifier.urihttps://openalex.org/W4283312649
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.606
dc.identifier.urihttps://datjournal.anhembi.br/dat/article/download/606/419
dc.identifier.urihttps://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1792
dc.description.abstractNeste artigo apresentamos a relação das próteses dos membros do corpo humano no contexto do design e da arte. Desde a antiguidade o ser humano soluciona os problemas de amputação de seus membros através de próteses, que evoluem tecnologicamente ao longo da história, afetando a relação dessas pessoas com a sociedade. No contexto digital essas próteses ganham uma sofisticação, que começam a se igualar ou até a superar as próprias partes biológicas substituídas. Assim tornam-se polêmicas a atuação de atletas corredores como Oscar Pistorius, ou de escaladores como Hug Herr, que parecem ter suas potencialidades ampliadas com o uso de próteses. A imagem do ciborgue começa a se tornar cada vez mais presente no nosso cotidiano. Abordamos este tema aqui, no contexto da arte, sob dois pontos de vista. A primeira sendo a arte do design na prótese, quando esta apresenta um design com uma estética que vai além da sua função utilitária, e a segunda, a prótese na arte, com artistas com membros amputados, que continuam sua produção artística, devido a essas tecnologias e com artistas embora sem problemas físicos, a prótese se coloca como elemento poético.en
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.ispartofDAT Journal
dc.rightsAcesso Aberto
dc.sourceOpenAlexen
dc.subjectUser Experience and Design Research in HCIen
dc.subjectIntersection of Art and Technology in Modern Societyen
dc.subjectChildren's Perceptions of Scientists and Engineersen
dc.subjectUser Experience and Design Research in HCIen
dc.subjectHuman-Computer Interactionen
dc.subjectComputer Scienceen
dc.subjectPhysical Sciencesen
dc.subjectArtsen
dc.subjectContext (archaeology)en
dc.subjectArten
dc.subjectHumanitiesen
dc.subjectHistoryen
dc.subjectArchaeologyen
dc.subjectAcesso Abertopt_BR
dc.titlePróteses no design e na arte.pt_BR
dc.titleProsthesis in design and arten
dc.titlePrótesis en diseño y artees
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.606
dc.description.affiliationUniversidade Anhembi Morumbipt_BR
dc.description.affiliationInstituto Mauá de Tecnologiapt_BR
dc.contributor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1286-9013
dc.citation.issue2
dc.citation.epage19
dc.citation.spage4
dc.citation.volume7
dc.identifier.openalexhttps://openalex.org/W4283312649


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record