Próteses no design e na arte.
Prosthesis in design and art;
Prótesis en diseño y arte
Abstract
Neste artigo apresentamos a relação das próteses dos membros do corpo humano no contexto do design e da arte. Desde a antiguidade o ser humano soluciona os problemas de amputação de seus membros através de próteses, que evoluem tecnologicamente ao longo da história, afetando a relação dessas pessoas com a sociedade. No contexto digital essas próteses ganham uma sofisticação, que começam a se igualar ou até a superar as próprias partes biológicas substituídas. Assim tornam-se polêmicas a atuação de atletas corredores como Oscar Pistorius, ou de escaladores como Hug Herr, que parecem ter suas potencialidades ampliadas com o uso de próteses. A imagem do ciborgue começa a se tornar cada vez mais presente no nosso cotidiano. Abordamos este tema aqui, no contexto da arte, sob dois pontos de vista. A primeira sendo a arte do design na prótese, quando esta apresenta um design com uma estética que vai além da sua função utilitária, e a segunda, a prótese na arte, com artistas com membros amputados, que continuam sua produção artística, devido a essas tecnologias e com artistas embora sem problemas físicos, a prótese se coloca como elemento poético.
- User Experience and Design Research in HCI
- Intersection of Art and Technology in Modern Society
- Children's Perceptions of Scientists and Engineers
- User Experience and Design Research in HCI
- Human-Computer Interaction
- Computer Science
- Physical Sciences
- Arts
- Context (archaeology)
- Art
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- History
- Archaeology
- Acesso Aberto
URI
https://openalex.org/W4283312649https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i2.606
https://datjournal.anhembi.br/dat/article/download/606/419
https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1792