O plano para a Ciência no Brasil: Sugestão de indicadores para o próximo decênio.
El plan para la ciencia en Brasil: indicadores sugeridos para el próximo decenio;
The plan for science in Brazil: suggested indicators for the next decade
Abstract
Este estudo buscou acompanhar a implementação da Meta 7 do Plano Nacional de Educação no Brasil, analisando os documentos referentes à educação básica e os dados do Exame Nacional do Ensino Médio de 2014 a 2022. Os resultados revelam disparidades no desempenho estudantil relacionadas a gênero, cor/raça, tipo de escola e região. O contexto histórico de exclusão dos negros e indígenas, a concepção de que mulheres não deveriam estar na área de exatas e o acesso de pessoas com deficiência nas escolas são algumas das possíveis justificativas. Conclui-se, assim, que desafios significativos permanecem para que uma educação científica eficaz e igualitária aconteça no país.
- Impact of Science Funding Crisis in Brazil
- Public Policy Analysis and Higher Education in Brazil
- Research Methods and Organizational Management
- Impact of Science Funding Crisis in Brazil
- Political Science and International Relations
- Social Sciences
- Science Funding
- Environmental science
- Acesso Aberto
URI
https://openalex.org/W4399380590https://doi.org/10.18222/eae.v35.10581
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/download/10581/4913
https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1764
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