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dc.contributor.authorSzwarc, Alfred
dc.contributor.authorBranco, Gabriel Murgel
dc.contributor.authorCruz, Janaine Aparecida da
dc.contributor.authorRomio, Renato
dc.contributor.authorFaggi, Rodrigo
dc.date.accessioned2024-11-08T14:52:45Z
dc.date.available2024-11-08T14:52:45Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.urihttps://openalex.org/W1421865727
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.5151/engpro-simea2014-38
dc.identifier.urihttp://pdf.blucher.com.br/engineeringproceedings/simea2014/38.pdf
dc.identifier.urihttps://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1744
dc.description.abstractO advento dos motociclos bi-combustível suscita a preocupação com a emissão de aldeídos e etanol não queimado nestes veículos. Complementarmente, a fase 4 do PROMOT adotou o ciclo WMTC – World Motorcycle Test Cycle, em substituição ao ciclo ECE R40, a partir de 1º de janeiro do ano de 2014, tornando o ensaio de emissões mais representativo das condições reais de utilização. Este trabalho caracteriza as emissões de “ÁLCOOL NÃO QUEIMADO – ANQ” e “ALDEÍDOS” em uma motocicleta comum e apresenta os resultados obtidos num estudo comparativo das emissões, inclusive os resultados dos principais poluentes (CO, HC, NOX, e CO2) e do consumo de combustível, medidos nos dois ciclos, como subsídio para novas estratégias para o PROMOT e para o aprimoramento dos inventários de emissões. Estes resultados mostram que existem diferenças significativas no nível de emissões de poluentes entre os dois ciclos e também demonstram que os valores de aldeídos e álcool não queimado em motociclos, são superiores aos observados nos automóveis, mostrando que são itens importantes para controle ambiental e a evolução tecnológica destes veículos no Brasil. A partir deste estudo também é possível extrair informações úteis e relevantes à definição de estratégias de calibração dos motores de combustão interna utilizados em motociclos, bem como auxiliar nas estratégias para desenvolvimento de dispositivos de pós-tratamento de gases provenientes da combustão.en
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Aberto
dc.sourceOpenAlexen
dc.subjectEstimating Vehicle Fuel Consumption and Emissionsen
dc.subjectRebound Effect on Energy Efficiency and Consumptionen
dc.subjectHealth Effects of Air Pollutionen
dc.subjectEstimating Vehicle Fuel Consumption and Emissionsen
dc.subjectAutomotive Engineeringen
dc.subjectEngineeringen
dc.subjectPhysical Sciencesen
dc.subjectVehicle Emissionsen
dc.subjectPhysicsen
dc.subjectHumanitiesen
dc.subjectArten
dc.subjectAcesso Abertopt_BR
dc.titleMedição da emissão de aldeídos e álcool não queimado em motocicletas operando nos ciclos WMTC e ECE R40pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5151/engpro-simea2014-38
dc.description.affiliationAFEEVASpt_BR
dc.description.affiliationUmicore Brasil Ltdapt_BR
dc.description.affiliationInstituto Mauá de Tecnologiapt_BR
dc.description.affiliationInstituto Mauá de Tecnologiapt_BR
dc.identifier.openalexhttps://openalex.org/W1421865727


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