dc.contributor.author | Szwarc, Alfred | |
dc.contributor.author | Branco, Gabriel Murgel | |
dc.contributor.author | Cruz, Janaine Aparecida da | |
dc.contributor.author | Romio, Renato | |
dc.contributor.author | Faggi, Rodrigo | |
dc.date.accessioned | 2024-11-08T14:52:45Z | |
dc.date.available | 2024-11-08T14:52:45Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.uri | https://openalex.org/W1421865727 | |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.5151/engpro-simea2014-38 | |
dc.identifier.uri | http://pdf.blucher.com.br/engineeringproceedings/simea2014/38.pdf | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1744 | |
dc.description.abstract | O advento dos motociclos bi-combustível suscita a preocupação com a emissão de aldeídos e etanol não queimado nestes veículos. Complementarmente, a fase 4 do PROMOT adotou o ciclo WMTC – World Motorcycle Test Cycle, em substituição ao ciclo ECE R40, a partir de 1º de janeiro do ano de 2014, tornando o ensaio de emissões mais representativo das condições reais de utilização. Este trabalho caracteriza as emissões de “ÁLCOOL NÃO QUEIMADO – ANQ” e “ALDEÍDOS” em uma motocicleta comum e apresenta os resultados obtidos num estudo comparativo das emissões, inclusive os resultados dos principais poluentes (CO, HC, NOX, e CO2) e do consumo de combustível, medidos nos dois ciclos, como subsídio para novas estratégias para o PROMOT e para o aprimoramento dos inventários de emissões. Estes resultados mostram que existem diferenças significativas no nível de emissões de poluentes entre os dois ciclos e também demonstram que os valores de aldeídos e álcool não queimado em motociclos, são superiores aos observados nos automóveis, mostrando que são itens importantes para controle ambiental e a evolução tecnológica destes veículos no Brasil. A partir deste estudo também é possível extrair informações úteis e relevantes à definição de estratégias de calibração dos motores de combustão interna utilizados em motociclos, bem como auxiliar nas estratégias para desenvolvimento de dispositivos de pós-tratamento de gases provenientes da combustão. | en |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.source | OpenAlex | en |
dc.subject | Estimating Vehicle Fuel Consumption and Emissions | en |
dc.subject | Rebound Effect on Energy Efficiency and Consumption | en |
dc.subject | Health Effects of Air Pollution | en |
dc.subject | Estimating Vehicle Fuel Consumption and Emissions | en |
dc.subject | Automotive Engineering | en |
dc.subject | Engineering | en |
dc.subject | Physical Sciences | en |
dc.subject | Vehicle Emissions | en |
dc.subject | Physics | en |
dc.subject | Humanities | en |
dc.subject | Art | en |
dc.subject | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Medição da emissão de aldeídos e álcool não queimado em motocicletas operando nos ciclos WMTC e ECE R40 | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5151/engpro-simea2014-38 | |
dc.description.affiliation | AFEEVAS | pt_BR |
dc.description.affiliation | Umicore Brasil Ltda | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Mauá de Tecnologia | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Mauá de Tecnologia | pt_BR |
dc.identifier.openalex | https://openalex.org/W1421865727 | |