Repositório Institucional

    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Engenharia
    • Artigos de Periódicos
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Engenharia
    • Artigos de Periódicos
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsAuthorsSubjectsThis CollectionAuthorsSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Matemática na engenharia: mapeamento de produções em educação matemática da PUC-SP de 2010 a 2020.

    Mathematics in engineering: the mapping of productions on mathematical education of PUC-SP from 2010 to 2020

    View/Open
    Matemática na engenharia - mapeamento de produções em educação matemática da PUC-SP de 2010 a 2020.pdf (6.298Mb)
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Artigo de Periódico
    Date
    2020
    Author
    Gomes, Eloiza
    Bianchini, Bárbara Lutaif
    Lima, Gabriel Loureiro de
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    O objetivo desse artigo é apresentar um mapeamento, e a partir dele um estudo aprofundado, da produção dos últimos dez anos do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemáticada PUC-SP referente ao ensino e à aprendizagem da Matemática em cursos de Engenharia, tomando por base as dissertações e teses defendidas no espectro temporal de 2010 a 2020. A busca foi realizada na biblioteca virtual de dissertações e teses da PUC-SP e constituiu-se um conjunto de nove pesquisas a serem estudadas. Em cada uma delas analisamos: a fundamentação teórica, a metodologia, os sujeitos de pesquisa e mais detalhadamente os objetivos, alguns resultados de cunho mais geral e sugestões para futuras investigações. Os referenciais teóricos mais empregados foram alguns preceitos da Modelagem Matemática e a Teoria das Situações Didáticas. Nenhuma das pesquisas é apenas documental ou bibliográfica e, consequentemente, todas têm sujeitos, que são sempre estudantes da Engenharia. Os resultados de caráter mais geral agrupam-se, majoritariamente, em torno de questõesrelacionadas às potencialidades e dificuldades da utilização da Modelagem Matemática como estratégia de ensino, das potencialidades do emprego das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de Matemática na Engenharia. As sugestões para futuras pesquisas indicam diferentes possibilidades e caminhos a serem percorridos na construção do conhecimento acerca dos processos de ensino e de aprendizagem em cursos de Engenharia.
    1. Social Network Analysis in Education and Communication
    2. Education in Brazil: Policies and Practices
    3. Research Methods and Organizational Management
    4. Social Network Analysis in Education and Communication
    5. Sociology and Political Science
    6. Social Sciences
    7. Social Sciences
    8. Curriculum Development
    9. Humanities
    10. Philosophy
    11. Acesso Aberto
    URI
    https://openalex.org/W3107881538
    https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.359-384
    https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1743
    Collections
    • Artigos de Periódicos

    Contact Us | Send Feedback
    Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2021
     

     


    Contact Us | Send Feedback
    Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2021