Show simple item record

Internet of things as media: perspectives and challenges for communication and advertisement design;
Internet de las cosas como medios: perspectivas y desafíos para la comunicación y el diseño de publicidades

dc.contributor.authorPereira, Everaldo
dc.contributor.authorMello, Ana Paula Scabello
dc.date.accessioned2024-11-08T14:52:45Z
dc.date.available2024-11-08T14:52:45Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.issn1984-5057
dc.identifier.urihttps://openalex.org/W4385759271
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v15i1e210974
dc.identifier.urihttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/download/210974/196746
dc.identifier.urihttps://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1730
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como tema comunicação, design e internet das coisas, e como objeto a interface gráfica de anúncio interativo para internet das coisas. O objetivo geral é estudar a internet das coisas como mídia a partir de uma perspectiva do design. A questão de pesquisa diz respeito a como podem ser os regimes estéticos de interação por meio da internet das coisas. Do ponto de vista teórico, a pesquisa utiliza os pressupostos da Teoria do Meio revista. Do ponto de vista metodológico, guia-se pelas ideias da Design Science Research. Essa metodologia está orientada para a solução de problemas complexos, de forma a compreendê-los e a construir e avaliar artefatos. Nesse recorte, usamos a pesquisa exploratória, a pesquisa de experiência de usuário e a criação e testes de protótipo para investigar perspectivas e obstáculos da IoT como mídia para anúncios interativos. Nesse sentido, busca-se uma integração entre a interpretação do fenômeno, do ponto de vista da comunicação, e a ciência dos dados, do ponto de vista da internet das coisas. Os resultados podem colaborar para a criação de prescrições para design gráfico de anúncios com foco no consumo responsável.en
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherSchool of Communications and Arts of the University of São Pauloen
dc.relation.ispartofSignos do Consumo
dc.rightsAcesso Aberto
dc.sourceOpenAlexen
dc.subjectSocial Network Analysis in Education and Communicationen
dc.subjectSocial Network Analysis in Education and Communicationen
dc.subjectSociology and Political Scienceen
dc.subjectSocial Sciencesen
dc.subjectSocial Sciencesen
dc.subjectWebQuestsen
dc.subjectHumanitiesen
dc.subjectInternet of Thingsen
dc.subjectArten
dc.subjectSociologyen
dc.subjectComputer scienceen
dc.subjectWorld Wide Weben
dc.subjectAcesso Abertopt_BR
dc.titleInternet das coisas como mídia: perspectivas e desafios para comunicação e design de anúncios.pt_BR
dc.titleInternet of things as media: perspectives and challenges for communication and advertisement designen
dc.titleInternet de las cosas como medios: perspectivas y desafíos para la comunicación y el diseño de publicidadeses
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v15i1e210974
dc.description.affiliationInstituto Mauá de Tecnologiapt_BR
dc.description.affiliationInstituto Mauá de Tecnologiapt_BR
dc.contributor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5763-0930
dc.contributor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6189-590X
dc.citation.issue1
dc.citation.epagee210974
dc.citation.spagee210974
dc.citation.volume15
dc.identifier.openalexhttps://openalex.org/W4385759271


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record