Repositório Institucional

    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Engenharia
    • Artigos de Periódicos
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Engenharia
    • Artigos de Periódicos
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsAuthorsSubjectsThis CollectionAuthorsSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Internet das coisas como mídia: perspectivas e desafios para comunicação e design de anúncios.

    Internet of things as media: perspectives and challenges for communication and advertisement design;
    Internet de las cosas como medios: perspectivas y desafíos para la comunicación y el diseño de publicidades

    View/Open
    Internet das coisas como mídia - perspectivas e desafios para comunicação e design de anúncios.pdf (405.7Kb)
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Artigo de Periódico
    Date
    2023
    Author
    Pereira, Everaldo
    Mello, Ana Paula Scabello
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Esta pesquisa tem como tema comunicação, design e internet das coisas, e como objeto a interface gráfica de anúncio interativo para internet das coisas. O objetivo geral é estudar a internet das coisas como mídia a partir de uma perspectiva do design. A questão de pesquisa diz respeito a como podem ser os regimes estéticos de interação por meio da internet das coisas. Do ponto de vista teórico, a pesquisa utiliza os pressupostos da Teoria do Meio revista. Do ponto de vista metodológico, guia-se pelas ideias da Design Science Research. Essa metodologia está orientada para a solução de problemas complexos, de forma a compreendê-los e a construir e avaliar artefatos. Nesse recorte, usamos a pesquisa exploratória, a pesquisa de experiência de usuário e a criação e testes de protótipo para investigar perspectivas e obstáculos da IoT como mídia para anúncios interativos. Nesse sentido, busca-se uma integração entre a interpretação do fenômeno, do ponto de vista da comunicação, e a ciência dos dados, do ponto de vista da internet das coisas. Os resultados podem colaborar para a criação de prescrições para design gráfico de anúncios com foco no consumo responsável.
    1. Social Network Analysis in Education and Communication
    2. Social Network Analysis in Education and Communication
    3. Sociology and Political Science
    4. Social Sciences
    5. Social Sciences
    6. WebQuests
    7. Humanities
    8. Internet of Things
    9. Art
    10. Sociology
    11. Computer science
    12. World Wide Web
    13. Acesso Aberto
    URI
    https://openalex.org/W4385759271
    https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v15i1e210974
    https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/download/210974/196746
    https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1730
    Collections
    • Artigos de Periódicos

    Contact Us | Send Feedback
    Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2021
     

     


    Contact Us | Send Feedback
    Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2021