Internet das coisas como mídia: perspectivas e desafios para comunicação e design de anúncios.
Internet of things as media: perspectives and challenges for communication and advertisement design;
Internet de las cosas como medios: perspectivas y desafíos para la comunicación y el diseño de publicidades
Abstract
Esta pesquisa tem como tema comunicação, design e internet das coisas, e como objeto a interface gráfica de anúncio interativo para internet das coisas. O objetivo geral é estudar a internet das coisas como mídia a partir de uma perspectiva do design. A questão de pesquisa diz respeito a como podem ser os regimes estéticos de interação por meio da internet das coisas. Do ponto de vista teórico, a pesquisa utiliza os pressupostos da Teoria do Meio revista. Do ponto de vista metodológico, guia-se pelas ideias da Design Science Research. Essa metodologia está orientada para a solução de problemas complexos, de forma a compreendê-los e a construir e avaliar artefatos. Nesse recorte, usamos a pesquisa exploratória, a pesquisa de experiência de usuário e a criação e testes de protótipo para investigar perspectivas e obstáculos da IoT como mídia para anúncios interativos. Nesse sentido, busca-se uma integração entre a interpretação do fenômeno, do ponto de vista da comunicação, e a ciência dos dados, do ponto de vista da internet das coisas. Os resultados podem colaborar para a criação de prescrições para design gráfico de anúncios com foco no consumo responsável.
URI
https://openalex.org/W4385759271https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v15i1e210974
https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/download/210974/196746
https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1730