Interdisciplinariedade entre design e comunicação: linguagens e experiências na busca de um padrão visual automotivo.
Interdisciplinarity between design and communication: languages and experiences in the search for an automotive visual standard;
Interdisciplinaridad entre diseño y comunicación: idiomas y experiencias en la búsqueda de un estándar visual automotriz
Abstract
O presente trabalho é fruto de um esforço em reunir de forma interdisciplinar conhecimentos das áreas da comunicação e do design para definir um possível padrão visual a uma categoria automotiva que tem encontrado mercado em expansão no Brasil, o off road. Parte do referencial teórico-metodológico baseia-se principalmente em conceitos da teoria da imagem de Kandinsky e Arnheim, e do design de produto com autores como Bürdek e Munari. Esta pesquisa também é resultante de um projeto experimental apresentado ao final do curso de graduação de uma das autoras, e elaborado em conjunto com duas instituições de ensino superior brasileiras - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN-IMT). Ao final, foi possível descrever um possível padrão visual aplicado ao modelo de design externo do off road, retirado de observações de peças publicitárias de vários modelos dos mesmos, bem como aplicar esse padrão no desenvolvimento de um veículo Baja SAE, criado nos laboratórios do CEUN-IMT.
- Research Methods and Organizational Management
- Interdisciplinary Research in Science and Humanities
- Transmedia Storytelling for CSR Communication
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- Acesso Aberto
URI
https://openalex.org/W3189281684https://doi.org/10.5902/2175497766622
https://periodicos.ufsm.br/animus/article/download/66622/pdf
https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1729