Repositório Institucional

    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Engenharia
    • Artigos de Periódicos
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Engenharia
    • Artigos de Periódicos
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsAuthorsSubjectsThis CollectionAuthorsSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Desafios da Interdisciplinaridade no Ensino Superior: o Papel do Coordenador de Curso nos “Projetos e Atividades Especiais – PAES”.

    The Challenges of Interdisciplinarity in Higher Education: the Role of the Course Coordinator in Special Projects and Activities

    View/Open
    Desafios da Interdisciplinaridade no Ensino Superior - o Papel do Coordenador de Curso nos Projetos e Atividades Especiais – PAES.pdf (23.80Mb)
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Artigo de Periódico
    Date
    2020
    Author
    Penof, David Garcia
    Leonardo, Sandra Bergamini
    Farina, Milton Carlos
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Trata-se de estudo exploratório descritivo realizado em uma Instituição de Educação Superior (IES) brasileira com a participação dos coordenadores por sua importância nas ações conjuntas entre cursos. Foram analisados os relacionamentos entre coordenadores e o quanto estes conhecem e promovem ações interdisciplinares tendo por base os Projetos e Atividades Especiais (PAEs) desenvolvidos na instituição. Também foram avaliadas, pelos pesquisados, dimensões consideradas essenciais para o sucesso dos trabalhos de grupos interdisciplinares. Os dados do questionário respondido pelos coordenadores foram interpretados por meio da Análise de Redes Sociais (ARS) com uso do software UciNet V6. Concluiu-se que ações interdisciplinares são incipientes entre os coordenadores. A dimensão “Comunicação eficaz” recebeu a melhor pontuação entre os respondentes para a consolidação da interdisciplinaridade entre os cursos. Já a dimensão “Características individuais” teve a menor pontuação. Notam-se ações individuais para promover e divulgar atividades interdisciplinares e que a interdisciplinaridade está na pauta da IES pesquisada, mas não se evidencia ação institucional para fortalecimento dos relacionamentos entre coordenadores. Características do coordenador e ou do curso fazem com que determinados cursos se mostrem como “ilhas de conhecimento”.
    1. Public Policy Analysis and Higher Education in Brazil
    2. Research Methods and Organizational Management
    3. Education in Brazil: Policies and Practices
    4. Public Policy Analysis and Higher Education in Brazil
    5. Political Science and International Relations
    6. Social Sciences
    7. Social Sciences
    8. Curriculum Development
    9. Humanities
    10. Sociology
    11. Philosophy
    12. Acesso Aberto
    URI
    https://openalex.org/W3001540033
    https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n1.1523
    https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/download/1523/pdf
    https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1660
    Collections
    • Artigos de Periódicos

    Contact Us | Send Feedback
    Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2021
     

     


    Contact Us | Send Feedback
    Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2021