Desafios da Interdisciplinaridade no Ensino Superior: o Papel do Coordenador de Curso nos “Projetos e Atividades Especiais – PAES”.
The Challenges of Interdisciplinarity in Higher Education: the Role of the Course Coordinator in Special Projects and Activities
Abstract
Trata-se de estudo exploratório descritivo realizado em uma Instituição de Educação Superior (IES) brasileira com a participação dos coordenadores por sua importância nas ações conjuntas entre cursos. Foram analisados os relacionamentos entre coordenadores e o quanto estes conhecem e promovem ações interdisciplinares tendo por base os Projetos e Atividades Especiais (PAEs) desenvolvidos na instituição. Também foram avaliadas, pelos pesquisados, dimensões consideradas essenciais para o sucesso dos trabalhos de grupos interdisciplinares. Os dados do questionário respondido pelos coordenadores foram interpretados por meio da Análise de Redes Sociais (ARS) com uso do software UciNet V6. Concluiu-se que ações interdisciplinares são incipientes entre os coordenadores. A dimensão “Comunicação eficaz” recebeu a melhor pontuação entre os respondentes para a consolidação da interdisciplinaridade entre os cursos. Já a dimensão “Características individuais” teve a menor pontuação. Notam-se ações individuais para promover e divulgar atividades interdisciplinares e que a interdisciplinaridade está na pauta da IES pesquisada, mas não se evidencia ação institucional para fortalecimento dos relacionamentos entre coordenadores. Características do coordenador e ou do curso fazem com que determinados cursos se mostrem como “ilhas de conhecimento”.
- Public Policy Analysis and Higher Education in Brazil
- Research Methods and Organizational Management
- Education in Brazil: Policies and Practices
- Public Policy Analysis and Higher Education in Brazil
- Political Science and International Relations
- Social Sciences
- Social Sciences
- Curriculum Development
- Humanities
- Sociology
- Philosophy
- Acesso Aberto
URI
https://openalex.org/W3001540033https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n1.1523
https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/download/1523/pdf
https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1660