Repositório Institucional

    • Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Engenharia
    • Artigos de Periódicos
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Engenharia
    • Artigos de Periódicos
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsAuthorsSubjectsThis CollectionAuthorsSubjects

    My Account

    LoginRegister

    Cultura matemática de um profissional: concepção semântica na teoria: a Matemática no contexto das Ciências.

    Mathematical Culture of a Professional: semantic conception in the Theory of Mathematics in the Context of Sciences

    View/Open
    Cultura matemática de um profissional - concepção semântica na teoria - a Matemática no contexto das Ciências.pdf (641.9Kb)
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Artigo de Periódico
    Date
    2021
    Author
    Bianchini, Bárbara Lutaif
    Lima, Gabriel Loureiro de
    Gomes, Eloiza
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    O objetivo deste artigo é apresentar o resultado da investigação que possibilitou a elaboração de uma concepção semântica (significado e âmbito de aplicação) do termo cultura matemática de um profissional que fosse aderente aos paradigmas e ao pressuposto filosófico educacional da Teoria A Matemática no Contexto das Ciências, desenvolvida pela pesquisadora mexicana Patricia Camarena Gallardo. Do ponto de vista metodológico, esta investigação qualitativa, de caráter bibliográfico, realizou-se a partir do método das reduções comparativas em fase um, que se fundamenta em uma proposta de análise comparativa. Estabelecida a concepção semântica para o mencionado termo, identificou-se cinco dimensões que constituem a cultura matemática de um profissional: cognitiva, atitudinal, axiológica, de aplicação e reflexiva. Além disso, explicitou-se que o componente nuclear da cultura matemática de um profissional são as competências matemáticas para a profissão, que por se constituírem de uma articulação de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, estão vinculadas simultaneamente às cinco dimensões citadas. Por fim, estabeleceu-se três níveis para o desenvolvimento da cultura matemática de um profissional: baixo, médio e alto.
    1. Research Methods and Organizational Management
    2. Science Education and Pedagogy Research
    3. Public Policy Analysis and Higher Education in Brazil
    4. Research Methods and Organizational Management
    5. Information Systems and Management
    6. Decision Sciences
    7. Social Sciences
    8. Evaluation
    9. Humanities
    10. Philosophy
    11. Acesso Aberto
    URI
    https://openalex.org/W4205878037
    https://doi.org/10.18542/amazrecm.v17i39.10892
    https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/download/10892/8153
    https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1658
    Collections
    • Artigos de Periódicos

    Contact Us | Send Feedback
    Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2021
     

     


    Contact Us | Send Feedback
    Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2021