Cultura matemática de um profissional: concepção semântica na teoria: a Matemática no contexto das Ciências.
Mathematical Culture of a Professional: semantic conception in the Theory of Mathematics in the Context of Sciences
Abstract
O objetivo deste artigo é apresentar o resultado da investigação que possibilitou a elaboração de uma concepção semântica (significado e âmbito de aplicação) do termo cultura matemática de um profissional que fosse aderente aos paradigmas e ao pressuposto filosófico educacional da Teoria A Matemática no Contexto das Ciências, desenvolvida pela pesquisadora mexicana Patricia Camarena Gallardo. Do ponto de vista metodológico, esta investigação qualitativa, de caráter bibliográfico, realizou-se a partir do método das reduções comparativas em fase um, que se fundamenta em uma proposta de análise comparativa. Estabelecida a concepção semântica para o mencionado termo, identificou-se cinco dimensões que constituem a cultura matemática de um profissional: cognitiva, atitudinal, axiológica, de aplicação e reflexiva. Além disso, explicitou-se que o componente nuclear da cultura matemática de um profissional são as competências matemáticas para a profissão, que por se constituírem de uma articulação de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, estão vinculadas simultaneamente às cinco dimensões citadas. Por fim, estabeleceu-se três níveis para o desenvolvimento da cultura matemática de um profissional: baixo, médio e alto.
- Research Methods and Organizational Management
- Science Education and Pedagogy Research
- Public Policy Analysis and Higher Education in Brazil
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- Information Systems and Management
- Decision Sciences
- Social Sciences
- Evaluation
- Humanities
- Philosophy
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URI
https://openalex.org/W4205878037https://doi.org/10.18542/amazrecm.v17i39.10892
https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/download/10892/8153
https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1658