Conhecimentos docentes e o Modelo Didático da Matemática em Contexto: reflexões iniciais.
Teacher knowledge and the Didactic Model of Mathematics in Context: initial reflections
dc.contributor.author | Lima, Gabriel Loureiro de | |
dc.contributor.author | Bianchini, Bárbara Lutaif | |
dc.contributor.author | Gomes, Eloiza | |
dc.date.accessioned | 2024-11-08T14:51:33Z | |
dc.date.available | 2024-11-08T14:51:33Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.issn | 2526-6136 | |
dc.identifier.uri | https://openalex.org/W2796757284 | |
dc.identifier.uri | https://doi.org/10.24116/emd25266136v2n42018a06 | |
dc.identifier.uri | http://www.periodicos.unimontes.br/emd/article/download/663/545 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1647 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo, de natureza teórica, é dar início a reflexões a respeito das competências a serem desenvolvidas pelos professores de Matemática que atuam em cursos de Engenharia em consonância aos pressupostos da Matemática no Contexto das Ciências, referencial teórico proposto pela pesquisadora mexicana Patricia Camarena, e ao seu modelo didático (MoDiMaCo). Voltamos nossa atenção especificamente a uma das componentes das competências: os conhecimentos. Fundamentados em preceitos teóricos referentes a conhecimentos docentes, analisamos aqueles que os professores que atuam nas disciplinas matemáticas de determinada modalidade de Engenharia devem construir para atuarem em concordância com o MoDiMaco e em quais circunstâncias ocorrem tal construção. A mobilização de tais conhecimentos é essencial ao professor que opta por tal Modelo Didático para que este possa executar a contento uma série de tarefas inerentes ao trabalho com os eventos contextualizados, principal estratégia didático-pedagógica presente no referido Modelo.
 Palavras-chave: Competências. Conhecimentos Docentes. Modelo Didático da Matemática em Contexto. Engenharia. Eventos Contextualizados. | en |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Montes Claros State University | en |
dc.relation.ispartof | Educação Matemática Debate | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.source | OpenAlex | en |
dc.subject | Science Education and Pedagogy Research | en |
dc.subject | Education in Brazil: Policies and Practices | en |
dc.subject | Pedagogical Content Knowledge in Education | en |
dc.subject | Science Education and Pedagogy Research | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Social Sciences | en |
dc.subject | Social Sciences | en |
dc.subject | Mathematics Education | en |
dc.subject | Teacher Learning | en |
dc.subject | Teacher Knowledge | en |
dc.subject | Pedagogical Content Knowledge | en |
dc.subject | Humanities | en |
dc.subject | Philosophy | en |
dc.subject | Sociology | en |
dc.subject | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Conhecimentos docentes e o Modelo Didático da Matemática em Contexto: reflexões iniciais. | pt_BR |
dc.title | Teacher knowledge and the Didactic Model of Mathematics in Context: initial reflections | en |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.24116/emd25266136v2n42018a06 | |
dc.description.affiliation | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) | pt_BR |
dc.description.affiliation | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) | pt_BR |
dc.description.affiliation | Instituto Mauá de Tecnologia | pt_BR |
dc.contributor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-5723-0582 | |
dc.contributor.orcid | https://orcid.org/0000-0003-0388-1985 | |
dc.contributor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1217-9904 | |
dc.citation.issue | 4 | |
dc.citation.epage | 135 | |
dc.citation.spage | 116 | |
dc.citation.volume | 2 | |
dc.identifier.openalex | https://openalex.org/W2796757284 |