Show simple item record

Teacher knowledge and the Didactic Model of Mathematics in Context: initial reflections

dc.contributor.authorLima, Gabriel Loureiro de
dc.contributor.authorBianchini, Bárbara Lutaif
dc.contributor.authorGomes, Eloiza
dc.date.accessioned2024-11-08T14:51:33Z
dc.date.available2024-11-08T14:51:33Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.issn2526-6136
dc.identifier.urihttps://openalex.org/W2796757284
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.24116/emd25266136v2n42018a06
dc.identifier.urihttp://www.periodicos.unimontes.br/emd/article/download/663/545
dc.identifier.urihttps://repositorio.maua.br/handle/MAUA/1647
dc.description.abstractO objetivo deste artigo, de natureza teórica, é dar início a reflexões a respeito das competências a serem desenvolvidas pelos professores de Matemática que atuam em cursos de Engenharia em consonância aos pressupostos da Matemática no Contexto das Ciências, referencial teórico proposto pela pesquisadora mexicana Patricia Camarena, e ao seu modelo didático (MoDiMaCo). Voltamos nossa atenção especificamente a uma das componentes das competências: os conhecimentos. Fundamentados em preceitos teóricos referentes a conhecimentos docentes, analisamos aqueles que os professores que atuam nas disciplinas matemáticas de determinada modalidade de Engenharia devem construir para atuarem em concordância com o MoDiMaco e em quais circunstâncias ocorrem tal construção. A mobilização de tais conhecimentos é essencial ao professor que opta por tal Modelo Didático para que este possa executar a contento uma série de tarefas inerentes ao trabalho com os eventos contextualizados, principal estratégia didático-pedagógica presente no referido Modelo.
 Palavras-chave: Competências. Conhecimentos Docentes. Modelo Didático da Matemática em Contexto. Engenharia. Eventos Contextualizados.en
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherMontes Claros State Universityen
dc.relation.ispartofEducação Matemática Debate
dc.rightsAcesso Aberto
dc.sourceOpenAlexen
dc.subjectScience Education and Pedagogy Researchen
dc.subjectEducation in Brazil: Policies and Practicesen
dc.subjectPedagogical Content Knowledge in Educationen
dc.subjectScience Education and Pedagogy Researchen
dc.subjectEducationen
dc.subjectSocial Sciencesen
dc.subjectSocial Sciencesen
dc.subjectMathematics Educationen
dc.subjectTeacher Learningen
dc.subjectTeacher Knowledgeen
dc.subjectPedagogical Content Knowledgeen
dc.subjectHumanitiesen
dc.subjectPhilosophyen
dc.subjectSociologyen
dc.subjectAcesso Abertopt_BR
dc.titleConhecimentos docentes e o Modelo Didático da Matemática em Contexto: reflexões iniciais.pt_BR
dc.titleTeacher knowledge and the Didactic Model of Mathematics in Context: initial reflectionsen
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24116/emd25266136v2n42018a06
dc.description.affiliationPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)pt_BR
dc.description.affiliationPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)pt_BR
dc.description.affiliationInstituto Mauá de Tecnologiapt_BR
dc.contributor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5723-0582
dc.contributor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0388-1985
dc.contributor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1217-9904
dc.citation.issue4
dc.citation.epage135
dc.citation.spage116
dc.citation.volume2
dc.identifier.openalexhttps://openalex.org/W2796757284


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record